Portal do aluno

19ª edição do Encontro Acadêmico de Informática encerra suas atividades na Facape trazendo capacitação sobre o mundo da tecnologia

 

O Encontro Acadêmico de Informática – E-info, realizado pelo colegiado do curso de Ciência da Computação da Facape, visa promover a integração entre professores, estudantes e profissionais da área. Em sua 19ª edição, o encontro trouxe novidade e muita capacitação através de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, com o tema voltado para os desafios e tendências da computação na sociedade 4.0, fomentando o empreendedorismo e movimentando a comunidade do Vale do São Francisco.

Realizado entre os dias 04 e 07 de outubro, o evento trouxe convidados importantes para a contribuição da diversidade de oportunidade entre o público no cenário da computação, promovendo a capacitação técnica através das mais novas tecnologias do mercado.

Em seu último dia de atividades, o evento se intensificou realizando diversas palestras e minicursos, que abordaram temas como: Engenharia de Software, Iniciação ao Wireshark, Análise de dados, Inteligência Artificial na Medicina, O emprego do futuro com tecnologias livres e abertas e prova de certificação Linux.

Também durante a programação, uma exposição de projetos produzidos na área de tecnologia ficou disponível para o público. No seu encerramento, o evento contou com premiações,  maratona de programação e a participação da aluna Bianca, do curso de ciência da computação, que se apresentou cantando para dar início a cerimônia de encerramento.

Em uma das palestras realizadas no evento sobre o emprego do futuro com tecnologias livre e abertas ministrada por pelo professor Cesar Brod, ele afirma que todo emprego do futuro vai precisar das tecnologias livres e abertas. Por meio de cenas do filme “Star Trek”, o professor apontou que inúmeros serviços e pesquisas hoje são desenvolvidas com softwares livres. Portanto, prega que é fundamental estimular uma cultura de cooperativismo, solidariedade e construção de comunidades de conhecimento. “Hoje o empregador vai analisar além do linkedin, os projetos do gitlab github que o estudante cooperou”.

Brod falou também sobre a interdisciplinaridade ser fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria 4.0 sendo, então, uma habilidade que destaca a integração com as humanidades, biológicas e artes. “Quanto maior o repertório dos estudantes maior é a possibilidade de criar coisas novas, destaca o palestrante”.

Para o egresso da Facape, Rafael Gonçalves, a participação em um evento como o E-info, traz  oportunidades para quem deseja se capacitar e se atualizar. Rafael, é graduando em Ciência da Computação e atualmente trabalha na Sysvale Softgroup Tecnologia, como desenvolvedor. “O evento serve para os alunos se engajarem das oportunidades, principalmente nos minicursos onde  a gente tem a participação das empresas. Os alunos podem participar, aprender a tecnologia nova, utilizada pelas empresas, fazer contatos com os profissionais e isso facilita depois para uma oportunidade de trabalho”.

O E-info ainda contou com a premiação dos campeões da Maratona de Programação. A atividade esteve presente em todas as edições do evento e engaja a participação de estudantes do curso de Ciência da Computação. Lucas Ferraz é um dos integrantes do grupo vencedor da maratona, pela segunda vez consecutiva, e destaca a importância de participar e produzir projetos nessa área, que lhe façam realmente pensar em cada detalhe de produção e raciocínio, “A maratona lhe instiga a ter um raciocínio lógico e, ao mesmo tempo, ser paciente, a competição não permite falhas”, avalia o aluno.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação, Cynara de Carvalho, agradeceu a participação e o engajamento dos alunos da Facape e de outras Instituições, além das empresas da região que também apoiaram o E-info e contribuíram para valorizar o evento. “Agente sempre fica ansioso pela próxima edição, para tentar trabalhar cada vez melhor e tentar agregar cada vez mais pessoas em nosso evento. A 19ª edição foi maravilhosa e o trabalho foi muito gratificante”, finaliza.

 

 

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização