Ciência da computação

Sobre o curso

curso de Ciência da Computação tem como objetivo formar profissionais para implementar tecnologias, analisar e administrar projetos de redes de computadores, instalar sistemas computacionais e elaborar e gerenciar projetos de softwares. Também é responsável por desenvolver sistemas operacionais e aplicativos que solucionem problemas de acordo com as necessidades dos usuários. Com esse intuito, a graduação abrange conhecimentos das Ciências Exatas e conteúdos específicos da área. A grade curricular possui disciplinas de gestão e negócios, banco de dados, cálculo, Inteligências Artificial, Engenharia de Software, entre outras.

O curso de Ciência da Computação da Facape foi criado em 1999 e este ano completa 20 anos formando mais de 30 turmas de profissionais talentosos que fazem parte do mercado do Vale do São Francisco, bem como do Brasil e no Mundo, pois temos vários alunos trabalhando no exterior.

Matriz curricular

Corpo docente

  • ALIRIO AMORIM NUNES – ESPECIALISTA
  • ANTONIO MANOEL ALVES DOS SANTOS – MESTRE
  • CARLOS ALBERTO TEIXEIRA BATISTA – MESTRE
  • CYNARA LIRA DE CARVALHO SOUZA – MESTRE
  • DINANI GOMES AMORIM – DOUTORA
  • GEORGE CABRAL MOURÃO – ESPECIALISTA
  • GLÉCIO RODRIGUES DE ALBUQUERQUE – MESTRE
  • IZABEL CRISTINA CURAÇA GONÇALVES – MESTRE
  • JOCÉLIO DE OLIVEIRA DANTAS PASSOS – MESTRE
  • MARIA CELIMAR DA SILVA – MESTRE
  • RELMA LÚCIA PASSOS DE C. MUDO – MESTRE
  • RICARDO JOSÉ ROCHA AMORIM – DOUTOR
  • ROBERTO TENÓRIO FIGUEIREDO – DOUTORANDO
  • SERGIO FAUSTINO RIBEIRO – MESTRE
  • THOMAS DE ALMEIDA RABELO – DOUTORANDO
  • VANDERLEY GONDIM – DOUTORANDO
  • VÂNIA CRISTINA LASALVIA – DOUTORA

Diferenciais do curso

O curso possui empresa Júnior, e vários outros projetos de pesquisa e extensão como:

  • Projeto de Reciclagem de Lixo eletrônico;
  • Projeto de Inclusão Digital (Jovens e adultos);
  • Projeto FATI ( Inclusão Digital para pessoas da 3ª idade);
  • Projeto de Maratona de Programação;
  • Projeto de desenvolvimento de Jogos;
  • Projeto de Robótica;
  • Projeto de pesquisa em Engenharia de Software (INES).

Depoimentos dos alunos

Mais detalhes

  • Formar profissionais que dominem os fundamentos científicos das Ciências Exatas e da Computação;
  • Integrar os conhecimentos específicos dos diferentes componentes curriculares e das diferentes áreas, a fim de assegurar para o estudante as condições efetivas do ensino-aprendizagem;
  • Propiciar uma formação profissional que garanta aos egressos do curso atuar no projeto e desenvolvimento de software e/ou sistemas computacionais complexos, visando suprir as necessidades nas diferentes áreas ocupacionais;
  • Promover práticas pedagógicas com consistência teórica e inovadora numa visão dialógica sistêmica acerca da evolução científico-tecnológica da área de ciência da computação;
  • Articular atividades e práticas que integrem o ensino, pesquisa e extensão;
  • Estimular no estudante as atividades de pesquisa sob a égide do princípio acadêmico;
  • Propiciar uma formação profissional que capacite o estudante com competência para fomentar pesquisas aplicadas às necessidades locais das empresas de informática, no sentido de alavancar o desenvolvimento tecnológico da Região, do Estado e do País;
  • Proporcionar uma formação acadêmica que incite no estudante o espírito empreendedor com visão reflexiva, crítica, ética e responsabilidade social no espaço ocupacional;
  • Assegurar a incorporação do aproveitamento das atividades extracurriculares por meio do cumprimento das atividades complementares;
  • Articular parcerias e intercâmbios com os diferentes segmentos da sociedade, visando o estreitamento entre o estudante e o mundo do trabalho, de forma experimentar e confrontar o teórico e o prático vivenciado no decorrer do curso;
  • Proporcionar atividades acadêmicas interdisciplinares como metodologia que favoreça ao estudante compreender as teias que ligam as diferentes áreas do conhecimento;
  • Articular coletivamente possibilidades de atualização permanente da proposta do curso, a partir das evidências apontada pelas avaliações periódicas.

A proposta pedagógica para o Curso de Bacharelado em Ciências da Computação pressupõe ações acadêmicas fundamentada na transposição didática instrumentalizada pela interdisciplinaridade e contextualização, almejando ao egresso uma formação profissional com predisposição e aptidões para a área, além de um conjunto de competências e habilidades a serem adquiridas durante a realização do curso. 

Nesse processo, a propositura da FACAPE para o egresso prevê que ao término do curso um profissional que atue nos diversos campos ocupacionais, com capacidade para solucionar problemas de cunho tecnológico, raciocínio lógico, flexibilidade, criatividade, criticidade, reflexivo, inovador,  empreendedor, automotivador e ético.

O delineamento do perfil do egresso pauta-se em um conjunto de competências e habilidades observadas nos pressupostos institucionais e nas transformações que estão ocorrendo na sociedade de forma geral.

Há vários estudos que apresentam conceituações consensuais de competências e todas elas assumem uma perspectiva que traz subentendida a expressão de três dimensões: conhecimentos, habilidades e atitudes. Tais dimensões aplicadas no campo da aprendizagem facilitam o crescimento intelectual, social e emocional do sujeito aprendente, num processo de vinculação com o que é capaz de aprender em relação aos esquemas de conhecimentos que já possui.

O Curso de Ciência da Computação busca assegurar a formação de profissionais habilitados a fazerem uso dos recursos computacionais, aplicando-os na solução de problemas das mais diversas áreas do conhecimento humano. Dá-se ênfase, portanto, à produção de sistemas de informação para a solução de problemas presentes nas organizações agrícolas, industriais, de prestação de serviços, de consultoria, públicas, estatais e produtoras de software e ao dimensionamento da infra-estrutura de tecnologia de informação (hardware) e meios de interligação entre os computadores e sistemas (Redes).

A proposta pedagógica do curso contempla competências e habilidades, que reflitam as exigências e demandas sociais, por meio de uma visão crítica, ética e consciente destacando-se:

a. Habilidade de comunicação
Facilidade de expressão e defesa de suas posições através de exposições formais ou informais, verbais ou escritas. Comunicando no mesmo nível que os homens de negócios.

b. Habilidade intelectual
Posicionamento e autocontrole para enfrentar constantes desafios e pressões, conflitos de demanda, solicitações imprevisíveis e situações limites para administrar, requerendo selecionar critérios e prioridades dentro do tempo e recursos disponíveis.
c. Habilidade no relacionamento com as pessoas
Competência para influenciar, dirigir, organizar e delegar trabalhos; motivar e desenvolver outras pessoas, resolver e suportar conflitos.

A área de TI possui um mercado em constante crescimento, mesmo com a instabilidade financeira vivenciada nos últimos anos. A perspectiva é que o profissional de tecnologia tenha o maior aumento salarial de 2019, cerca de 11,76%. O mercado de trabalho de Ciência da Computação acompanha o desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação. O Cientista de Dados está entre os profissionais mais requisitados da TI, com salários que podem ultrapassar R$ 5.000,00 em grandes empresas.

Entre os locais que disponibilizam vagas estão as empresas dos diferentes setores, empresas de TI, órgãos públicos, indústrias, além de poder atuar como pesquisador, desenvolvendo estudos de investigação e crescimento da área. As principais áreas de atuação do cientista de dados são:

  • Análise de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Desenvolvimento de Sistemas
  • Suporte Técnico
  • Pesquisa
  • Redes de Computadores
    Entre outras áreas.

Apesar do crescimento, há uma grande exigência por qualificação, por isso, é importante que após a graduação, o cientista da computação continue investindo em seus estudos, buscando qualificação através de cursos de idiomas, pós-graduação e cursos livres.