Quem somos
- Isabela Nunes Estima de Carvalho
- Jodailson de Souza Oliveira
- José Luiz Barbosa Lima
- Joseildo Santana Souza
- Luise Vitória de Souza Bispo
- Maria Auxiliadora da Silva
- Marcia Beatriz da Silva Carvalho
- Miqueias Rodrigues Paes de Almeida
- Ryane Dia dos Santos
- Thaisa Galdina de Lira
- Thalita Galdina de Lira
- Thaylla Oliveira dos Santos
- Coordenadora profa. Ma. Maria Lúcia da Silva Souza.
QUAL É O NOSSO OBJETIVO?
Contribuir no processo de prevenção e enfretamento às violências contra crianças e adolescentes, em particular a sexual, a partir de atividades pedagógicas desenvolvidas nos espaços de formação e na rede de proteção do município de Petrolina-PE.
quando começamos
O projeto teve início em 2019 e está atualmente em sua segunda versão. Na primeira etapa, contou-se com o apoio do Canal Futura para o desenvolvimento de atividades educativas teóricas e práticas com os participantes. Posteriormente, estabeleceu-se uma parceria com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e Associação Civil de Articulação para a Cidadania (Acari) para a elaboração e aplicação de uma pesquisa de campo, culminando na criação de uma cartilha detalhada sobre o Polo Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
A segunda versão conduz atividades teóricas para compreender a rede de Proteção à Criança e Adolescente no município de Petrolina-PE. As atividades de campo são realizadas utilizando um instrumento de pesquisa para identificação e mapeamento. Na Escola Osório Siqueira, situada no projeto N-5, é conduzida uma atividade educativa com a participação de 60 crianças e adolescentes.
AÇÕES DO PROJETO
— Encontros quinzenais para discussão sobre o campo teórico do fenômeno da violência praticada contra crianças e adolescentes, envolvendo os aspectos históricos, legais e a rede de proteção;
— Mapeamento do Sistema de Garantia de Direitos do município por eixo de atuação: promoção, defesa e controle;
— Elaboração da pesquisa de campo por eixo de atuação;
— Pesquisa de campo para conhecimento da rede de proteção no município de Petrolina-PE;
— Consolidação das informações de campo;
— Aplicação do projeto na escola com atividades educativas sobre a temática com crianças e adolescentes;
— Realização de seminário para compartilhamento dos resultados.
Depoimentos
“O Prevcamp me permitiu compreender melhor a realidade social. Aprendemos a importância de combater essa violência e fortalecer redes de apoio interdisciplinares. Como estudantes de Serviço Social, aprofundamos nossa compreensão da questão social e a necessidade de práticas teóricas para criar ambientes acolhedores para as vítimas, fortalecendo os mecanismos de denúncia.”
Maria Auxiliadora — Estudante do 6º período de Serviço Social
“O projeto de extensão é incrível porque nos aproxima de questões sociais reais, indo muito além das aulas teóricas. Ele ajuda os educadores a lidar com situações delicadas de violação dos direitos de crianças e adolescentes, além de nos ensinar a reconhecer e denunciar esses casos. É uma oportunidade única de aprendizado e conscientização sobre como fazer a diferença nesse aspecto tão importante.”
Miqueias Rodrigues Paes de Almeida — Estudante do 9º período de Direito
Saiba mais
Para mais informações, entre em contato com a coordenadora do Projeto e do colegiado de Serviço Social pelo e-mail: [email protected]. A participação no projeto tem duração de dois semestres, totalizando 150 horas, e inclui certificação de extensão, contemplando atividades extras realizadas durante o processo.