Sobre o curso
A formação em Serviço Social é fundamentada em princípios teóricos, éticos e políticos que possibilitam o conhecimento crítico da realidade em uma perspectiva de totalidade e asseguram competência técnica e ético-política para o exercício do trabalho na perspectiva de viabilização do acesso a direitos sociais e políticas públicas. Em resposta às demandas sociais da realidade, e em consonância com as finalidades, objetivos, valores e princípios ético-políticos estabelecidos em seu Código de Ética Profissional, o/a assistente social brasileiro/a assume compromisso com os interesses e necessidades da classe trabalhadora, com a superação das desigualdades sociais e construção de uma sociabilidade que não mercantilize a vida.
Ficha técnica
- Tipo: Bacharelado
- Duração: 4 anos
- Turno: Noite
- Modalidade: Presencial
- Profa. Ma. Maria Lúcia da Silva Souza
- [email protected]
- Telefone
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Matriz curricular
- Fundamentos do Serviço Social
- Fundamentos de Economia
- Cultura e Sociedade
- Filosofia e Ética
- Métodos Quantitativos I
- Antropologia Social
- Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social I
- Estado, Classes e Movimentos Sociais
- Métodos Quantitativos II
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Ética Profissional em Serviço Social
- Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social II
- Economia Brasileira Contemporânea
- Questão Social no Brasil
- Psicologia Social
- Política Social
- Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social III
- Direito e Legislação Social
- Economia regional
- Prática e Formação Profissional I
- Trabalho e Sociabilidade
- Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social IV
- Planejamento Social
- Prática e Formação Profissional II
- Seminários Temáticos I
- Serviço Social e Processo de Trabalho
- Dinâmica das Relações de Gênero, Classe e Raça
- Programas e Projetos Sociais
- Seminários Temáticos II
- Gestão e Controle Social
- Estágio Supervisionado
- Eletiva I
- Gerontologia Social
- Trabalho de Conclusão – (TC – I)
- Serviço Social e Saúde Mental
- Seminários Temáticos III
- Eletiva II
- Eletiva III
- Trabalho de Conclusão –(TC – II)
- Eletiva IV
- Eletiva V
- Serviço Social e Política Educacional
- Seminários Temáticos IV
- Oficina de Assistência Social
Corpo docente
- ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA – DOUTORA
- ANTÔNIO CAVALCANTE TRINDADE – MESTRE
- ANYELLE BRITO LEITE SANTOS – MESTRA
- DANIELLA SALES E SILVA – ESPECIALISTA
- DEISE CRISTIANE DO NASCIMENTO – MESTRA
- EMANUELA OLIVEIRA SPÍNOLA – MESTRA
- FERNANDO JOSÉ DE HOLANDA NNUNES – MESTRE
- GLAUCIA REJANE DA COSTA – DOUTORADO
- KARINA LEONARDO DO NASCIMENTO LIVIO – ESPECIALISTA
- KÉSIA KARINE FREIRE DANTAS – MESTRA
- LAILA MARIA ALVARENGA DE LIMA – MESTRA
- LIANA MELLO DA SILVA – ESPECIALISTA
- MARIA LÚCIA DA SILVA SOUZA – MESTRA
- THEREZA CHRISTINA DA CUNHA LIMA – DOUTORA
Diferenciais do curso
- O curso ofertado pela FACAPE em Serviço Social é totalmente presencial, o único na região. Regulamentado pela Lei 8.662/1993, tem como objetivo assegurar uma sólida e critica formação teórico-metodológica aos estudantes, para intervenção nas múltiplas expressões da Questão Social, pautado nos novos desafios, processos, demandas e necessidades sociais. Além disso, oferta aos alunos projetos de extensão, grupos de estudos, organização de eventos como: seminários, oficinas, congressos, roda de conversas, como também incentiva a pesquisa com vistas à produção do conhecimento, participação e apresentação em diversos eventos de caráter regional, nacional e internacional.
Depoimentos dos alunos
Mais detalhes
Constitui como objetivos do curso:
- Formar Assistentes Sociais com sólida fundamentação teórico-metodógica, técnico- operativo e ético-política, capazes de apreender o significado sócio-histórico da profissão e de intervir de forma crítica, qualificada e propositiva nos espaços sócio- ocupacionais, de acordo com a Regulamentação da profissão (Lei no 8.662/93) e com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS 273/1993);
- Formar profissionais para identificação e intervenção nas configurações estruturais e conjunturais que permeiam a realidade social;
- Garantir a apropriação e produção científica, com atitude investigativa e interpretativa, nas diversas dimensões que compõem a vida acadêmica: estágio, extensão e iniciação científica;
- Desenvolver competências, habilidades e atribuições no âmbito da elaboração, gestão, planejamento, execução, avaliação e monitoramento de políticas sociais, programas, projetos sociais, assessoria, consultoria e capacitação;
- Formular respostas e alternativas no âmbito da formação que possibilite a interpretação, intervenção no trato da realidade local, onde o curso está inserido;
- Formar profissionais com capacidade de gestão social, sobretudo no que se refere a planejamento, administração, coordenação, acompanhamento, avaliação de políticas sociais.
- Assegurar a formação profissional pautada pela ética como princípio formativo a pratica profissional.
Alicerça-se no pressuposto que o assistente social é um profissional que trabalha na realidade social, inserido na divisão social e técnica do trabalho, a qual requisita um perfil capaz de responder às múltiplas e complexas demandas da sociedade. Nesse processo, a propositura da FACAPE para o egresso prevê um profissional com formação crítica para atuar nos diferentes espaços sócio ocupacionais, com capacidade de inserção criativa, reflexiva e propositiva no conjunto das relações sociais no que tange às demandas sócio históricas dos usuários, sobretudo comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
Respeitando os parâmetros norteadores organizados nas diretrizes curriculares, as competências e habilidades assumem uma perspectiva pautada na intrínseca relação entre as competências teórico-analítica, ético-política e técnico-operativa, concretizadas na prática e na compreensão do ser social. Tais competências aplicadas no campo da aprendizagem facilitam o crescimento intelectual, social do sujeito.
Neste sentido o Projeto Pedagógico do curso enfatiza que, o egresso apresente as seguintes competências e habilidades:
- Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
- Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
- Dominar os recursos tecnológicos na utilização dos pareceres técnicos, laudos, relatórios sociais e similares;
- Reconhecer as implicações éticas-políticas do trabalho profissional.;
- Apreender o significado social da profissão como fundamento para o trabalho profissional.
- Articular os fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos como requisitos fundamentais para o exercício de atividades técnico-operativas.
- Elaborar, executar, monitorar e avaliar planos, programas e projetos socais;
- Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
- Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
- Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
- Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
- Veicular informação junto à população usuária dos serviços sociais viabilizando sua compreensão e utilização
- Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
- Realizar visitas, perícias técnicas, emitir laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.
- Contribuir para a consolidação de projetos ético-políticos profissionais.
O curso superior em Serviço Social permite ao profissional analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como: saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e a cultura; nos espaços sociojuridicos: ministério público, varas especializadas, sistema penitenciário, defensorias públicas; em instituições não governamentais, empresas, conselhos de setoriais; sindicatos, associações, dentre outros espaços.
Nesses espaços analisa as condições de vida da população, orienta as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais; s elaboram laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, estudos técnicos e coleta dados para as pesquisas; trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais. Atua na docência e realiza pesquisas e investigações científicas.