Histórico

A Faculdade de Petrolina (FACAPE) foi criada em forma de Autarquia Municipal com a denominação de Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF, pela lei municipal nº 25/76 de 19 de julho de 1976. Posteriormente a Autarquia transformou-se em órgão mantedor da FACAPE
Inicialmente instalou-se no prédio da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP) com o curso de Administração de Empresas. Sua sede própria só foi inaugurada em 1981, cujo projeto de implantação foi coordenado pelo Engenheiro Professor Valdenor Daízio Ramos Clementino, na gestão do prefeito Diniz de Sá Cavalcanti.
A autorização de seu funcionamento se deu a princípio, pela resolução nº 01/77 de 13 de janeiro de 1977 do Conselho Estadual de Educação. Pelo decreto nº 82.475 de 23 de outubro de 1978, publicado no diário oficial da União de 24 de outubro de 1978 o então Presidente da República Ernesto Geisel autoriza o funcionamento da FACAPE em nível nacional.
Em dezembro de 2020 a instituição teve o nome alterado por um projeto de lei elaborado pelo poder executivo, votado e aprovado no dia 15 de dezembro pela Câmara Municipal de Petrolina. O projeto foi sancionado pelo prefeito Miguel Coelho e divulgado no diário oficial no dia 22 de dezembro, alterando a denominação para Faculdade de Petrolina – FACAPE.
Atualmente conta com 8 cursos de graduação, todos reconhecidos pelo Plenário do Conselho Estadual de Educação: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Economia, Secretariado Executivo e Turismo; e 3 cursos de Pós-Graduação: Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão de Serviços de Saúde e Gestão de Recursos Humanos nas Organizações. Recentemente granjeou o Diploma do Mérito Educacional Professor Paulo Freire e OAB Recomenda pela excelência no ensino.