Portal do aluno

3ª edição do Congresso de serviço social encerra suas atividades ampliando reflexões sobre direitos sociais

O último dia de atividades discutiu os direitos sociais, fundamentais e o papel do profissional do serviço social diante da conjuntura política do país

Repleto de discussões e reflexões sobre a causa política e humanitária dos direitos sociais e fundamentais dos cidadãos, a 3ª edição do Congresso de Serviço Social chegou ao fim na noite desta quinta-feira (03). Os debates se concentraram em minicursos e palestras sobre reforma da previdência e os impactos sociais, saúde mental, direitos humanos, trabalho e escravidão, movimentos sociais e a questão agrária no Brasil e violação e contexto histórico dos direitos humanos no Brasil.

O encerramento do Congresso contou com uma mesa composta pelo Doutor André Ricardo Dias Santos, professor do IF Sertão e membro do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, e pelo coordenador do curso de Direito da Facape, Carlos Eduardo Romeiro Pinho, debatendo os temas: o desafio das ciências humanas  no cotidiano institucional de violação de direitos humanos e o contexto histórico dos direitos humanos no Brasil e suas interfaces, com mediação da professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Facape, Maria Lúcia da Silva Souza.

Maria Lúcia, enquanto coordenadora do curso de serviço social, elencou a proposta que norteou o Congresso e agradeceu pela participação e pelo resultado da 3ª edição, enfatizando a troca de conhecimentos proporcionado durante os 3 dias do evento. “O Congresso foi provocativo e estimulador. Correlacionou importantes aspectos da dimensão profissional do assistente social, sobretudo da formação, enfatizando a importância de espaços de discussões contínuos. Com certeza faremos a próxima edição para que a gente possa cada vez mais estar trazendo e fazendo essa troca de conhecimento, a partir dos profissionais que estão em exercício e também dos alunos que estão em processo de formação”.

Esteve presente também, na cerimônia de encerramento do evento, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CRESS-BA), Dilma Franklin, que reforçou o debate sobre direitos humanos como sendo fundamental, diante da forma explícita em que os direitos vêm sendo violados. Dilma ainda ressaltou a importância do evento para as discussões e reflexões que são tão pertinentes.

“Eu percebo esse congresso como espaço de organização política, de resistência, de enfrentamento a essa realidade que está posta no nosso cotidiano e que contribui não somente para as colegas que já estão em exercício profissional, mas também para as pessoas que estão em processo de formação, para entender qual a proposta do serviço social nordestino nesse contexto atual, e não se deixar sucumbir em meio a leitura de conjuntura que está sendo televisionada, que está sendo colocada através das mídias sociais, através dessa comunicação que está sendo bem forjada nesse contexto.

José Vicente, assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) da Prefeitura Municipal de Juazeiro, participou das atividades do Congresso, e ressalta que o evento promove importantes discussões que estimulam a profissão na área, considerando que centros de produção  de conhecimento, geralmente estão nas capitais ou principalmente nos eixos sul e sudeste, o Congresso de Serviço Social se torna referência e traz o processo interiorização, com um centro de conhecimento que é a Facape.

“Achei muito produtivo, principalmente pela carência do debate específico no que se refere às questões mais nucleares de serviço social aqui na nossa região. O vale do São Francisco é uma região árida em termos de espaços de debates e reflexões, e esse congresso em cenários regionais começa a se tornar cada vez mais uma referência, então ele é fundamental e a Facape está de parabéns por fomentar o congresso a cada ano”.

A estudante Queliane Mideli, do 7º período do curso de Serviço Social, trabalhou na organização do Congresso e espera que o evento se torne cada vez maior, pela grandeza dos debates e dos trabalhos apresentados, fomentado cada vez mais o diálogo dentro da profissão. “Nós estamos na 3ª edição do Congresso e esperamos que a cada edição, nós tenhamos um número maior de pessoas, com a participação de outras faculdades do Vale do São Francisco, promovendo a interação o enriquecimento do debate na área serviço social.  

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização