Em pesquisa realizada pela empresa Macroplan e divulgado pela revista Exame, Petrolina se destaca como exemplo de gestão pública e em indicadores de qualidade de vida. O ranking divulgado nesta terça (09), avalia os serviços públicos das 100 maiores cidades do Brasil e a cidade de Petrolina aparece com a melhor nota entre todos os municípios do nordeste, inclusive, à frente das capitais.
A Facape como instituição de ensino superior que está no município há quase 45 anos, faz parte dessa história de sucesso, contribuindo com a formação dos profissionais para o mercado de trabalho. “É importante acompanhar o crescimento de Petrolina, e o reconhecimento da gestão pública que está dando esse destaque na pesquisa. Queremos parabenizar o Poder Executivo, e ressaltar que enquanto instituição de ensino, uma autarquia municipal, a Facape quer sempre fazer o melhor por todos e todas que buscam formação na nossa faculdade. Essa é uma forma de estimular o desenvolvimento do município.” Declarou o presidente da Facape, Antonio Habib.
A quinta edição do Índice de Desafios da Gestão Pública, que avalia 15 indicadores de quatro segmentos estratégicos: educação, saúde, saneamento, segurança e sustentabilidade. Nessas áreas são avaliados dados sobre a cobertura de saúde básica, qualidade de ensino, serviço de esgotamento, taxa de mortalidade infantil, números de homicídios, acidentes de trânsito entre outros. Após catalogar todos esses dados, o estudo detectou uma evolução na qualidade de vida em Petrolina, que resultou no aumento da nota, passando de 0,620 (em 2020) para 0,645 (em 2021).
Este é o segundo levantamento divulgado nos últimos dois meses que mostra Petrolina como referência em gestão pública e qualidade de vida. Em dezembro de 2020, a Sudene publicou um ranking que mostra a cidade na liderança em Pernambuco, e em sexto lugar no Nordeste.
Assessoria de Comunicação da Facape