Portal do aluno

Presidente da Facape participa do II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco

O presidente da Assiespe e da Facape, Antonio Habib, presidiu nesta nesta terça-feira (26), o II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco, sediado pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa. O evento ocorreu em parceria com a Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – Assiespe, e a programação foi direcionada a professores, coordenadores e presidentes de autarquias presentes, contando com reunião ordinária para a definição de nomes para entrega de Comenda de Mérito Educacional.

Além de Habib, a mesa de abertura contou com as presenças do presidente da Aesa, Roberto Coelho; a representante do Conselho Estadual de Educação, Silvânia Siqueira de Barros; o controlador geral interno do município de Arcoverde, Aldenio Ferro, que também representou na ocasião a prefeita Madalena Britto; e a Conselheira Estadual de Educação e  Presidente da Câmara de Ensino Superior, Maria Ieda Nogueira.

Fazendo saudações e agradecimentos, Antonio Habib frisou em seu discurso a satisfação do Fórum Regional está sendo realizado em Arcoverde. “Nós estamos criando essa força interna dentro da Assiespe, com união e trabalho de fortalecimento das instituições e eu só tenho a agradecer a confiança dos presidentes, que pela segunda vez me conduziram ao mandato de presidente e também pela indicação para compor o Conselho Estadual de Educação”, afirmou Habib.

Já o controlador geral interno, Aldenio Ferro, destacou a importância que o evento traz para Arcoverde, abrangendo o debate sobre o ensino superior das autarquias. “A evolução tem sido grande nos últimos tempos nas autarquias. As mudanças tem sido muito rápidas e hoje a gente vivencia uma nova realidade na Educação do Brasil. É importante vermos que as nossas autarquias estão enfrentando as evoluções e cada dia mais ofertando cursos e oportunidades aos alunos de nossa região”, destacou.

O público presente prestigiou o Fórum com uma apresentação cultural promovida por estudantes da Escola Estadual EREM Senador Vitorino Freire, com interpretações de danças afro.

A programação do Fórum continuou com a palestra ‘Os 50 anos da Aesa e a expertise na superação de crises”, promovida pelo presidente da autarquia, Roberto Coelho, e pelos professores Franklin Freire, diretor do Centro de Ensino Superior (Cesa) e Alexandre Lira, diretor da Escola Superior de Saúde (Essa), abordando um breve histórico da autarquia, que no dia 07 de agosto de 1969 nascia como a Faculdade de Formações de Professores de Arcoverde – Fafopa.

“A Aesa ao logo desses anos vem contribuindo para a cidade de Arcoverde e para a região. Em face às mudanças econômicas e ao contexto de globalização, a Aesa passou a ter um perfil diferenciado, para atender às exigências mercadológicas que a gente observa neste ano. Não é só o caso da Aesa, como também nas outras autarquias, que vemos o processo e a necessidade de oxigenação”, afirmou o presidente Roberto Coelho, promovendo um panorama dos ciclos e sobre novos cursos que a autarquia passou a oferecer, cumprindo compromissos prioritários como folha de pagamento dos funcionários administrativos, professores e todo o corpo docente, além da responsabilidade civil na prestação dos serviços.

O professor Franklin Freire, diretor do Cesa, destacou em sua apresentação mudanças de perspectivas, como implantações de bibliotecas virtuais e dos cursos de Direito, Engenharia Civil e Gestão Comercial, além de cursos de pós-graduação e modernização de grades curriculares de licenciaturas. “Vencemos determinadas resistências dentro da própria instituição e fora dela”, afirmou o diretor, exemplificando práticas adotadas para a melhoria do ensino e do regimento do Cesa com a visão futurista de centro universitário.

E por fim, o professor Alexandre Lira abordou as adequações que a Essa obteve nos últimos dois anos, a partir de sua direção. “A Escola Superior de Saúde de Arcoverde conta hoje com os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. Nós tivemos uma demanda recente, quando todos os cursos eram oferecidos no turno da manhã e a gente começou a se deparar com a necessidade desses cursos no turno da noite”, resumiu o diretor, que também explanou sobre disciplinas oferecidas me conjunto nos cursos.

Entre outras atividades, o II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco promoveu a palestra: ‘Trajetória da AEDA para conquista do conceito 4 no Enade no Curso de Direito’, com a presidente Possídia Maria Carvalho de Alencar; ‘A importância da Assiespe para o ensino superior’, com a ex-presidente da associação e professora do IFPE, Bernardina Santos Araújo de Sousa; ‘A função do marketing no empoderamento institucional’, com a presidente da ABCDE, Ana Gleide de Souza Leal; e ‘Como desenvolver um portal da transparência eficiente: o caso da AESGA’, com a presidente da autarquia, Eusileide Suianne Rodrigues Lopes de Melo.

Homenagem e reconhecimento

Ainda no evento, a Conselheira Estadual de Educação e Presidente da Câmara de Ensino Superior, Ieda Nogueira foi indicada pelos presidentes das Autarquias para receber uma comenda de mérito educacional. Essa foi a primeira comenda durante esses 20 anos da Assiespe concedida a algum membro do conselho.

 

Fotos: Israel Leão

Texto: Prefeitura Municipal de Arcoverde

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização