O trabalho de Conclusão de Curso e a preparação para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não foram suficientes para impedir que Jamerson Thiago Diamantino buscasse mais um objetivo: ser aprovado no mestrado antes mesmo de concluir a graduação. Agora egresso do curso de Direito da Facape, Jamerson precisou antecipar sua colação de grau, para garantir a vaga no programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Extensão Rural da Univasf.
O estudante conta que alcançar suas metas não foi tarefa fácil, mas os seus sonhos falaram mais alto. “A minha motivação veio da necessidade de buscarmos sempre mais conhecimento. Sempre esteve em meus planos o mestrado e o doutorado”, revela o egresso.
O projeto que Jarmerson vai desenvolver dentro do mestrado tem relação direta com sua área de formação. O estudante fará análises sobre os direitos sociais previstos na Constituição Federal, tendo o Direito Constitucional como base de orientação para sua pesquisa, o que foi fundamental para relacionar o projeto de mestrado com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Direito.
Jamerson conta que todas as vivências adquiridas ao longo do curso foram essenciais para dar continuidade à sua formação acadêmica. “A graduação me motivou em todos os sentidos, os juristas que estudamos ao longo do curso de Direito possuem intimidade com a pesquisa e de forma indireta impulsionam o estudante a sempre querer mais. O Direito é uma ciência extremamente ampla que possibilita o debate de vários temas que culminam na convivência humana. Estudar o comportamento humano e as estruturas sociais sempre me fascinaram”, comenta o estudante.
O mestrando também destaca a contribuição da Facape para a sua aprovação e destaca que foi excepcionalmente preparado para desenvolver o seu projeto de mestrado, tendo como base as disciplinas relacionadas à pesquisa acadêmica e todo o conhecimento teórico ofertado na graduação. “A contribuição da Facape foi significativa para a minha aprovação. Tive disciplinas como metodologia científica e TCC 1 que me deram a base necessária para entender o que é um trabalho científico, permitindo que eu pudesse produzir o pré-projeto de pesquisa para concorrer no processo seletivo do mestrado além, é claro, da base teórica em Direito que adquiri ao longo da graduação”.
Jamerson conclui descrevendo sua felicidade e releva suas expectativas para seu projeto. “Quero concluir o mestrado com êxito, produzir uma pesquisa com qualidade, para que dessa forma também contribua com a sociedade e com a comunidade quilombola a qual a minha pesquisa será baseada”. O mestrando afirmou também seu desejo de seguir em um doutorado posteriormente.
Texto: Diana Cristina (Estagiária)
Jornalista responsável: Thirza Santos – DRT BA – 4178