Os projetos de extensão na universidade são um importante elo entre conhecimento e comunidade. Na Faculdade de Petrolina (Facape), um dos projetos que reforça esse compromisso é o Prevcamp. Na última quinta-feira (30), alunos de Direito e Serviço Social fizeram uma visita à Escola Municipal Osório Leonidas de Siqueira, no projeto N5, para tratar sobre o tema da violência.
Na ocasião, crianças de duas turmas do 5º ano tiveram a oportunidade de compreender de maneira clara e didática os diferentes tipos de violência: física, sexual e psicológica. Mais do que isso, aprenderam como identificar e relatar essas situações, um conhecimento essencial para promover um ambiente mais seguro e informado.
Criado em 2019, com o propósito de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, o Prevcamp está atualmente em sua segunda edição e conta com 12 alunos participantes. Suas atividades incluem debates teóricos, o mapeamento do Sistema de Garantia de Direitos do município, pesquisas de campo e implementação de ações educativas nas escolas.
A professora Maria Lucia da Silva, coordenadora do curso de Serviço Social, destaca que a extensão universitária é fundamental para inserir os estudantes na realidade prática. “A relação direta com os problemas sociais é matéria-prima da intervenção do assistente social, tornando essencial que a universidade propicie espaços de reflexão e atividades que contribuam para sua prática profissional”, ressaltou.
Na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, acontecerá um seminário no Auditório da Biblioteca da Facape para compartilhar os resultados do projeto. O evento se inicia às 14:30.