Anna Rafaela Bispo, estudante de 22 anos do curso de Ciência da Computação da Facape e estagiária do Núcleo de Tecnologia da Informação, está no 7º período e é a única mulher da sua turma, que tem mais de mais de 20 alunos. Mas isso é só um detalhe para ela, que colocou seu objetivo acima dos obstáculos e está seguindo com foco o seu projeto de construir sua carreira em um mercado de trabalho que é majoritariamente masculino.
Apesar de sua determinação, Anna enfatiza que não há incentivos às mulheres para ingressarem no meio tecnológico. “É coisa de menino”, é o que muitos pensam. “Na escola, só os meninos eram incentivados para essa área. Eram os meninos que jogavam jogos de PC”. Anna mostra que ao contrário do que alguns dizem, tecnologia e computação são para mulheres também e que, inclusive, sua inclinação para a área surgiu de uma inspiração por sua prima, que já estava no mercado de trabalho.
Ao entrar na Facape, Anna era uma das 8 mulheres do curso em uma sala de mais de 40 alunos, e ela conta que ao decorrer dos semestre todas foram desistindo, restando apenas ela. Uma pesquisa feita pela ONU Mulheres em parceria com a Serasa Experian, em 2018, revelou que apenas 17% dos programadores brasileiros são mulheres. O número é baixo justamente por parecer que não há espaço para elas no mercado, quando na verdade tem que ter. Isso, porém, não desmotiva Anna. Ela pensa em abrir sua empresa e consegue se imaginar em cargos de liderança, mesmo sabendo que os desafios seriam grandes.
É por isso que mulheres como Anna fazem a diferença por onde passam, provando que mulher também se envolve com tecnologia, programação e computadores, podendo se inserir no ambiente profissional que tiver competências e habilidades. “Se é algo que você gosta, nunca desista, independente da dificuldade”, é o conselho que ela tem a dar para as jovens interessadas em seguir uma carreira no meio tecnológico.
A Facape entende a importância da representatividade em todos os lugares, especialmente no mercado de trabalho, por isso incentiva a todas as mulheres a ocuparem os lugares que quiserem, assim como Anna. Parabéns a todas as incríveis mulheres que fazem parte da nossa família, tanto da nossa equipe como da parte estudantil. O dia de vocês é todo dia!