Conhecer a prática do conteúdo transmitido em sala de aula amplia a bagagem de conhecimentos dos estudantes. O exercício de linkar teoria e vivências faz parte das aulas do professor do curso de Direito da Facape, Edson Pacheco. Há sete anos Pacheco, dentro da disciplina Criminologia, leva seus alunos para conhecer penitenciárias em Petrolina – PE e Juazeiro – BA. A proposta é que os estudantes conheçam as realidades dos sistemas prisionais e das pessoas privadas de liberdade.
O objetivo das visitas guiadas é que os estudantes observem o funcionamento interno das penitenciárias, conheçam as estruturas físicas e condições a que estão submetidos os detentos e detentas, além de poder estabelecer uma visão crítica sobre o que regem as leis e como elas estão sendo executadas.
A experiência é uma forma de enriquecer os conhecimentos acadêmicos dos alunos e proporciona, também, uma vivência pessoal. A estudante do 2º segundo do curso de Direito da Facape, Mayara Layane, que participou da visita ao conjunto Penal de Juazeiro pôde, através da visita, modificar sua forma de enxergar a rotina dos detentos. “Eu achava que era como uma prisão perpétua, em que eles estavam ali em uma cela fechada, de forma totalmente desumana. Mas eu pude ver que é totalmente diferente. Eles estão ali e tem o momento de conversar, praticar esportes e exercitar aptidões com artesanato, dentre outras atividades que são disponibilizadas pela administradora da penitenciária”, comentou a aluna.
Para o Prof. Edson Pacheco a adesão dos alunos à atividade revela o interesses deles em conhecer a realidade das penitenciárias. Pacheco enfatiza sua vontade de continuar trazendo atividades semelhantes aos alunos por entender a importância da vivência prática: “Assim como um aluno de Medicina começa a acompanhar consultas médicas em unidades básicas de saúde nos primeiros períodos, um aluno de Direito também deve ter todo semestre alguma experiência prática real para aliar o que aprende na teoria com a prática jurídica.”