Portal do aluno

Antônio Habib toma posse nesta sexta-feira como presidente da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior

 

O presidente da Faculdade de Petrolina – Facape e do Conselho Estadual de Educação, Antônio Habib, toma posse nesta sexta-feira (19), como presidente da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES).
Habib já exercia o cargo de vice presidente norte/nordeste da associação, mas em votação nacional com todos os representantes do país, Antônio Habib, foi eleito por aclamação em novembro passado e representará, todas as associações estaduais em nível nacional.
Tomam posse além de Antônio Habib, A ANIMES reúne, nacionalmente, entidades regionais promoventes do Ensino Superior Oficial integrado por Universidades, Centros Universitários, Fundações, Faculdades integrantes da estrutura administrativa Municipal que, agora será composta por: presidente Antônio Habib, vice-presidente da região Norte/Nordeste e presidente da AESA (Arcoverde), Roberto Salomão Coelho da Silva; vice-presidente da região São Paulo e diretor da Fundação Educacional de Dracena, Edson Kai; vice-presidente da região Centro-Oeste e pró-reitor da UNIRV, Alberto Barella Neto; vice-presidente região Sul e reitor da UNOESC, Joaçaba, Aristides Cimadon; secretário geral e presidente da AIMES-SP, Eduardo Vella.
Fundada há pouco mais de dois anos, pelo então presidente, Antônio Habib e o ex-reitor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Marcos Bassi, a ANIMES é composta por associações estaduais em todo o país, sendo elas de Pernambuco, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. As deliberações são definidas em conjunto com todos os presidentes de todas as autarquias do país, somando um total de 13 representantes na associação de Pernambuco (ASSIESPE), 30 representantes na associação de São Paulo (AIMES), 17 representantes na associação de Santa Catarina (ACAFE) e 4 representantes de Goiás (AIESG). Ao todo são cerca de 70 Instituições Municipais associadas, oportunizando o acesso ao ensino superior a mais de 120 mil alunos no Brasil.
Conselho deliberativo: Presidente e Reitor da UNIVR, Sebastião Pereira; Membro do conselho e Reitor da Universidade de São Caetano do Sul, Leandro Prearo; Membro do conselho e Reitora da UNITAU, Nara Luiza Perondi; Suplente e Pró-Reitora da UNIFIMES, Juliene Resende Cunha; Suplente e Presidente da ASSIESPE, Ana Gleide de Souza Leal Sá; Suplente e Reitor da UNIFAE de Franca (SP), Alfredo José Machado Neto.
Conselho fiscal: Presidente e Reitora UNIFIMES, Ita Fátima Dias Silva; Membro do conselho e Secretário Executivo da ACAFE de Santa Catarina, Paulo Ivo; Membro do conselho, Professor da Universidade de São Caetano do Sul e ex-presidente da AIMES-SP – Marcos Sidney Bassi; Suplente e Diretor da Fundação Educacional de Araçatuba, Robesval Silva; Suplente e Diretor da ESEF de Jundiaí, David Point; Suplente e Reitor da UNIFAE, Marco Aurélio Ferreira;
A Solenidade de Posse da nova diretoria da ANIMES será transmitida pelo canal da ASSIESPE no YouTube, na próxima sexta-feira, dia 19 de março de 2021, às 15h.
“A minha proposta juntamente com toda equipe que compõe a Animes é de buscar fortalecer as instituições, que foram e são importantíssimas, com a interiorização da educação superior nesses estados. Buscaremos também, junto ao MEC e aos conselhos estaduais de educação, um fortalecimento das políticas públicas de ensino, para que possamos criar condições de programas como o Prouni Pernambuco, em que nossos alunos puderam concorrer agora a bolsas de estudo. Isso possibilita a permanência dos nossos alunos na instituição de ensino superior, além de outros trabalhos também voltados para a fixação do estudante do interior na sua região. Então serão 2 anos à frente da presidência da Animes, que poderão ser reconduzidos, mas que teremos muito trabalho junto ao MEC e aos conselhos de educação dos estados”, conclui Antônio Habib.

Assessoria de Comunicação da Facape

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização