Portal do aluno

Café Jusfilosófico encerra sua edição com participação de juízes, promotores, advogados, professores e filósofos

Entre os dias 26 e 28 de novembro, aconteceu a quarta edição do Café Jusfilosófico. O  projeto interdisciplinar organizado pelo professor Anderson Wagner Araújo, em parceria com o Colegiado de Direito. O evento aborda em palestras e mesas redondas temas jurídicos, antropológicos e sociológicos. Neta edição, ao todo foram 10 cafés, com 12 palestrantes, sendo eles juízes, promotores, advogados, professores e filósofos. 

A edição que teve início na manhã da última terça-feira (26) no auditório da biblioteca da Facape, contou com uma mesa redonda composta pelos professores Carlos Romeiro e Rozemberg Alencar com os temas “Os discursos e a dimensão simbólica: uma forma de abordagem do Direito” e “Direito à Felicidade: Análise Principiológica e Desdobramentos no Ordenamento Jurídico Brasileiro”. A programação se estendeu com temas diversificados ao longo de terça, quarta e quinta-feira. 

Os discentes puderem participar e aprender mais com profissionais da área jurídica, em um momento mais descontraído e aberto à participação dos alunos, é o que conta Benigna Areias, aluna do 9º período do curso de Direito. “É importante ter espaços abertos de diálogo como estes. Pois, geralmente, nas aulas em sala, temos que focar no que o professor passa de conteúdo, nas leis que estudamos, etc. No debate aberto, temos espaço para reflexão e questionamentos menos legalistas e mais humanitários. Ricas experiências práticas são compartilhadas”. 

Anderson Wagner, professor do curso de Direito da Facape e organizador do evento comenta a realização de mais uma edição do Café Jusfilosófico. “Foi grande o envolvimento da comunidade acadêmica que se revezou durante os três dias do evento. Esse é o resultado de mais uma edição com Café, Direito e Filosofia: uma overdose de cafeína reflexiva”.

A programação do café Jusfilosófico contou com grandes nomes em suas atividades como: Professor Carlos Romeiro, Professor Rozemberg Alencar, Doutor Joseilton Sampaio, Delegado da Polícia Civil de Pernambuco; Doutor Fernando Della Latta, Promotor do Ministério Público de Petrolina; o Advogado Diogo Giesta, Doutor Paulo de Tarso, Juiz do Tribunal de Justiça da Bahia; o Professor Diedson Alves, Doutor Valécius Passos, a Professora Janaina Ageitos, Doutora Polyanna Nery, Delegada e o Doutor Marcílio Rubens, advogado. 

O evento trouxe debates sobre argumentação jurídica, desafios do delegado na investigação criminal, direitos humanos e polícia judiciária, promotoria de justiça do júri e os desafios do acesso à justiça. 

Vitor Morais, do 3º período do curso de direito, participou da organização do evento e conta a experiência que adquiriu: “ O Café Jusfilosófico veio com um tema muito diferenciado, ele interagiu tanto com a parte filosófica quanto técnica do direito. Esse evento trabalhou não só aparte mental, mas espiritual de cada um, com a reflexão realizada por sociólogos. Na parte técnica, as palestras foram bem enriquecedoras, por mostrar literalmente como cada órgão de trabalho no ramo do direito funciona, oferecendo a possibilidade de poder escolher, a partir daquele momento, onde vamos querer trabalhar”.

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização