Os calouros da primeira turma de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) participaram nesta segunda-feira (13) de uma etapa importante para o início das atividades acadêmicas: a Cerimônia do Jaleco. O evento reuniu pais e familiares no auditório da Faculdade onde os alunos receberam seus jalecos e fizeram a iniciação ao curso com um juramento de responsabilidade e ética com a profissão.
Durante o evento, cada aluno recebeu de seu ‘padrinho’ o primeiro jaleco do curso num gesto que simboliza o início de uma jornada de cuidado ao próximo.
A cerimônia emocionou familiares como Suenne Muniz, que não escondeu o orgulho do seu filho, que aos 17 anos inicia os estudos de Medicina. “É um dia de muito orgulho e felicidade para todos nós. Viemos de Ouricuri para participar e hoje só posso agradecer à Facape pelo evento e acolhimento. Com certeza meu filho vai encontrar aqui os melhores profissionais para se tornar um grande médico”, disse a mãe.
A diretora-presidente da Facape, Larissa Soeiro, enfatizou a importância do apoio familiar ao acadêmico. “Em qualquer escolha profissional, a família ocupa um lugar muito relevante e para nós da Facape também foi um dia de muita emoção, alegria e gratidão. A faculdade completa este ano, 47 anos de atuação, e prestigiar o início de um curso de medicina é uma etapa concluída com sucesso. Agora, é planejar novos desafios dessa instituição que terá a missão de formar gente para cuidar de gente”, disse.
A cerimônia também contou com a presença de professores do curso de Medicina que durante toda essa semana estarão promovendo atividades para os calouros iniciarem de fato as atividades acadêmicas. Cerca de 80% da primeira turma é formada por alunos de Petrolina e Juazeiro que vão ter à disposição equipamentos da Rede Municipal de Saúde, além do Hospital Dom Tomás que vai funcionar como Centro de Educação em Saúde.