Nesta terça-feira (6), a Faculdade de Petrolina (Facape) foi palco da tradicional Cerimônia do Jaleco, que marca o início da trajetória dos novos estudantes do curso de Medicina. O evento traz consigo a celebração do ingresso na nova graduação e representa também um ritual simbólico.
Os alunos fizeram o juramento de responsabilidade e ética, marcando o compromisso com a profissão que abraçaram. Cada estudante recebeu seu primeiro jaleco das mãos de um ‘padrinho’, simbolizando o início da jornada que será marcada pelo cuidado com o próximo.
A mesa de abertura contou com a presença do corpo diretivo da Facape; do coordenador do curso, Dr. Itamar Santos; com a participação do prefeito de Petrolina, Simão Durando, e do Secretário Municipal de Saúde, João Luiz Nogueira.
As atividades acadêmicas do curso de Medicina iniciaram no dia 5 de fevereiro, e a Cerimônia do Jaleco faz parte de uma semana de integração. Para a sexta-feira (9) está programada, ainda, a doação solidária de sangue no Hemope. A iniciativa não só reforça a importância do voluntariado e da solidariedade, mas também estabelece um vínculo profundo entre os estudantes e a comunidade que futuramente servirão.