A emoção foi a marca da ‘Cerimônia do Jaleco’ realizada na tarde desta terça-feira (6) para os novos alunos do curso de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape). O evento já é tradicional e faz parte da programação de acolhida aos calouros que se estende até a próxima sexta-feira (9) com visitas a unidades de saúde, integração com psicólogo e doação de sangue solidária.
Além dos novos estudantes, os familiares também participaram e foram os responsáveis por vestir nos calouros a vestimenta que os acompanhará no exercício da profissão.
Durante o evento no auditório da autarquia, o diretor-presidente da Facape, Moisés Almeida, ratificou o compromisso da instituição com a formação dos novos médicos. “Nós estamos aqui para servir, para oferecer a melhor formação acadêmica possível para vocês. Mas, é fundamental que cada um aqui abrace o compromisso com a ética e com a profissão que vocês escolheram que exige muito sacrifício e zelo para cuidar de pessoas e servir a sociedade”, destacou.
Já o coordenador do curso de Medicina, Dr. Itamar Santos, lembrou que a entrega dos jalecos é um rito de passagem. “A Cerimônia do Jaleco é um rito de passagem que marca o início da vida acadêmica para estudantes de cursos da área da Saúde. Importante a gente lembrar que o jaleco não é apenas um equipamento de proteção individual, é também uma marca para nós, da área da Saúde. Para nós, profissionais, significa proteção. Para os pacientes, significa cuidado e preocupação com a saúde no ambiente de trabalho”, completou.
Ainda durante o evento, os novos acadêmicos também fizeram o juramento do estudante de medicina quanto à ética, postura enquanto graduando e o perfil profissional que o mercado exige.