Promover a produção científica juntando alunos e professores no mesmo espaço para discutirem a relevância da pesquisa nos dias atuais. Esse é o objetivo do Chá Filosófico, um projeto desenvolvido pela coordenação do curso de Direto da Facape, e que há 07 anos consegue cumprir com o que almeja.
O projeto foi idealizado pela professora de Direito Zelia Ramos, que o coordena até hoje. Desde o princípio, a ideia era montar um livro que agrupasse trabalhos científicos, de artigos a trabalhos de conclusão de curso, para que os alunos pudessem divulgar as pesquisas que fazem dentro da Facape. Sabendo que suas pesquisas podem ser publicadas, os estudantes recebem mais incentivo para realizá-las.
A professora Zelia explica que hoje a produção científica dentro da Facape aumentou muito, mas nem sempre foi assim. “No começo foi muito difícil porque os alunos não tinham o hábito de escrever trabalhos e nem de mergulhar em áreas diferentes do conhecimento. De lá para cá, temos juntado alguns trabalhos e publicado. E de vez em quando a gente promove um ciclo de palestras, com trabalhos de alunos, em sala de aula. Esse é um dos propósitos do projeto: os alunos se mexerem, não serem apenas ouvintes de aulas”. Segundo a professora, alguns dos artigos já foram publicados em revista qualis B1 e B2, e já tiveram acessos registrados no Canadá, na África e em Portugal.
Esse ano aconteceu o 7º ciclo do Chá Filosófico e 4 livros já foram lançados. A divulgação de trabalhos feito pelo Chá mostra que os alunos também se interessam por pesquisa e que são capazes de produzir material de qualidade. Além disso, o profissional que possui trabalhos publicados está alguns pontos à frente. “Esse não é o principal motivo para buscar pesquisar e publicar, mas é consequência. Mostra que o aluno é preparado”, acrescenta Zelia Ramos.