Portal do aluno

Coletivo Maria Amélia: espaço para discussões políticas e sociais fora da sala de aula

Maria Amélia de Queirós era uma mulher pernambucana que nasceu no século XIX, onde o papel designado à mulher era o de “dona do lar”. Em meio a esse cenário, sempre foi revolucionária e fazia reuniões secretas em favor do abolicionismo. Foi em homenagem a ela que surgiu o nome do Coletivo Maria Amélia de Queirós, um grupo que foi criado por estudantes aqui da Facape e hoje reúne alunos de diversas faculdades da região para debaterem assuntos relevantes da nossa sociedade nos dias de hoje.

O grupo se reúne para discutir temas de gênero, classes sociais, religião, etnias e minorias no geral. Funciona da seguinte forma: um tema é escolhido para ser debatido, junto a um material de leitura que é disponibilizado nas redes sociais para que os interessados possam ter acesso. No dia da discussão esse material é utilizado como base para o tema escolhido, dessa forma fazendo com que os participantes possam ter base teórica antes das reuniões.

Os direitos do povo negro, por exemplo, já foram pautados em discussões e foi tema do mês de novembro no ano passado, já que é conhecido como Novembro Negro por ser o mês da resistência política desse povo. O tema atual está sendo o Sistema Prisional Brasileiro, que em algumas reuniões abordou obras como “Presos que menstruam”, de Nina Queiroz, e “História das prisões no Brasil”, de Clarissa Nunes Maia. O próximo debate sobre o tema será realizado dia 05/07, com a obra “A ressocialização: uma (dis)função da pena de prisão”, de Lourival Almeida.

Gessika Priscila Castro, aluna do 8º período do curso de Direito da Facape, explica que o grupo surgiu com apenas três pessoas. “Eu tinha essa vontade em mim de montar um coletivo aqui na faculdade e falei sobre isso com meus amigos também da Facape, Aline Muniz e Gustavo Cavalcanti, e eles também manifestaram essa vontade. Nosso primeiro encontro aconteceu em outubro do ano passado e outras pessoas mostraram interesse tanto em participar das reuniões como também em serem mais ativas na liderança”, conta. Segundo ela, os temas são escolhidos por questão de emergência. “A gente escolhe os temas mais essenciais, fundamentais e urgentes para serem debatidos levando em conta a conjuntura atual. São temas que envolvem política, história, sociologia e assuntos atuais”.

O Coletivo foi pensado em formato de roda de conversa com a estratégia de mudar a forma como geralmente são discutidos os temas nas Instituições, onde um palestrante fala e todo mundo escuta, sem realmente poder colocar seu ponto de vista em debate. Nas reuniões do grupo, o estudante é o próprio palestrante, é ele quem toma a iniciativa de discutir. É por isso que o lema usado por eles é “Incomode-se: isso muda tudo”, que destaca o fator principal pelo qual o grupo se formou: incomodar-se com a forma como o mundo funciona, os preconceitos e as desigualdades.

Para acompanhar as atividades do coletivo, basta seguir a página @coletivomaria.amelia no instagram, que é atualizada frequentemente com as datas e os temas de cada reunião.

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização