Não é difícil encontrar em ambientes corporativos, tribunais, casas legislativas e até fora do país profissionais formados pela Facape. A Autarquia municipal, fundada em 1976, tem uma importante participação na vida de pessoas e no desenvolvimento da região do Vale do São Francisco. Umas das pioneiras na oferta de ensino superior na cidade de Petrolina, a Facape iniciou sua atuação com a expectativa de se tornar referência em educação no estado de Pernambuco, fato que se consolidou. 43 anos depois, a instituição soma histórias de sucesso dos seus egressos, muitos deles que retornaram para a Faculdade para se tornar professores e dar continuidade à missão de formar talentos.
Outros estudantes, que passaram pela Autarquia, se tornaram empresários, gestores, políticos e atores que têm significativo impacto no avanço econômico e social da cidade, que hoje desponta entre uma das mais desenvolvidas do estado.
A qualidade do ensino, qualificação de professores e estrutura fazem da Facape uma das mais importantes e robustas Autarquias do país. Atualmente a Faculdade oferece oito cursos de graduação e nove cursos de pós-graduação, além de manter parceria e convênios com órgãos como Prefeitura de Petrolina, Procon, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Apex-Brasil, Univasf, UPE, IF-Sertão e UNEB.
A contribuição social, para a comunidade externa, também é ponto forte da Autarquia, que conta com diversos projetos de Extensão, instrumentos que possibilitam aos estudantes a prática de suas futuras profissões e beneficia comunidades com a oferta de serviços e conhecimento.
O futuro
Para se tornar competitiva e acompanhar as transformações do ensino superior no Brasil, é necessário uma constante adaptação. Desafio assumido pela atual gestão da Autarquia, que vê a Facape como um dos grandes patrimônios de Petrolina e do Vale do São Francisco. Um dos responsáveis pela Instituição é Antonio Habib, presidente, egresso do curso de Administração da Faculdade e professor titular da casa.
Habib, ao lado dos diretores José Alberto, executivo; Vania Lasalvia, acadêmica e Ivony Dourado, administrativa financeira, tem buscado, através de fortalecimento de parcerias, abertura de diálogos com agentes e entidades e colaboração de professores e técnicos administrativos a expansão da atuação da Faculdade, implantando novos cursos, como o de medicina; investindo na qualificação do docente e incentivando a prática de atividades e ações que mantenham a Facape no patamar de uma das mais importantes do estado.
No aniversário de 43 anos da Facape Habib e, os demais membros da gestão, reforçam o compromisso com a Autarquia. “São mais de quatro décadas de uma instituição que tem a cara do Vale do São Francisco: próspera e em constante desenvolvimento. Nós da gestão assumimos o compromisso de cuidar da Facape como nossa casa e é nisto que estamos empenhados. Muitos são os desafios, mas com nossa força de trabalho e tradição, certamente continuarem sendo exitosos”, avalia o professor, enaltecendo também o importante papel dos estudantes, professores e servidores da Instituição. “Não fazemos nada sozinhos e precisamos também parabenizar e agradecer a parceria e confiança dos que confiam a nós a tarefa de ser responsável pela formação profissional, assim como os professores e servidores que nos acompanham”, destaca Habib.