Portal do aluno

Com mais de 10 anos de atividade, projeto Inclusão Digital leva aprendizado para quem mais precisa

Socializar conhecimento e ampliar a gama de pessoas beneficiadas pela produção acadêmica. Este é um dos objetivos dos projetos de Extensão desenvolvidos na Facape. Com o projeto ‘Inclusão Digital’ não é diferente.

Criado em 2008 e idealizado pelo professor do curso de Ciência da Computação, Vanderley Gondim, o projeto consiste em democratizar o acesso à tecnologia e aproximar jovens e adultos de conhecimentos que podem trazer oportunidade profissionais. Monitores, alunos dos cursos de Ciência da Computação e Gestão de Tecnologia da Informação, vão a comunidades de Petrolina para oferecer aulas de informática básica. Desta forma, o estudante consegue praticar os conhecimentos vistos em sala de aula e os beneficiados podem ter a chance de aprender a utilizar a tecnologia, que é tão importante hoje em dia, ao seu favor. Esse tipo de conhecimento pode inseri-los no mercado de trabalho.

O idealizador e coordenador do projeto, explica os benefícios que o Inclusão Digital traz. “Quem não sabe de tecnologia hoje fica à margem de emprego, perde oportunidades. O projeto permite que a pessoa aprenda e seja o que quiser, um freelancer, empreendedor ou até passe em um concurso. Então trabalhamos dando oportunidade de desenvolvimento às pessoas”, explica o professor Vanderley Gondim.

A programação das aulas é formada de acordo com o que os beneficiados precisam aprender, portanto, os ensinamentos podem varias de edição de texto e montagem de planilhas a informática, internet e sistemas operacionais.

O estudante de Ciência da Computação, Antônio Victor Barbosa, é monitor do projeto e já acompanhou uma turma sendo formada. Ele conta que é uma atividade de muito aprendizado. “A experiência como monitor foi fantástica porque há a oportunidade de levar conhecimento a outras pessoas e a gente vai tendo um contato maior com as dificuldades de cada uma dessas pessoas. Muitas vezes elas têm problemas no trabalho para desenvolver um simples cartão de visita, então ajudar nisso é muito bom”, conta.

O projeto já passou por bairros como Henrique Leite, Fernando Idalino, Vila Eduardo, João de Deus, José e Maria, Rio Corrente e Quati.

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização