Socializar conhecimento e ampliar a gama de pessoas beneficiadas pela produção acadêmica. Este é um dos objetivos dos projetos de Extensão desenvolvidos na Facape. Com o projeto ‘Inclusão Digital’ não é diferente.
Criado em 2008 e idealizado pelo professor do curso de Ciência da Computação, Vanderley Gondim, o projeto consiste em democratizar o acesso à tecnologia e aproximar jovens e adultos de conhecimentos que podem trazer oportunidade profissionais. Monitores, alunos dos cursos de Ciência da Computação e Gestão de Tecnologia da Informação, vão a comunidades de Petrolina para oferecer aulas de informática básica. Desta forma, o estudante consegue praticar os conhecimentos vistos em sala de aula e os beneficiados podem ter a chance de aprender a utilizar a tecnologia, que é tão importante hoje em dia, ao seu favor. Esse tipo de conhecimento pode inseri-los no mercado de trabalho.
O idealizador e coordenador do projeto, explica os benefícios que o Inclusão Digital traz. “Quem não sabe de tecnologia hoje fica à margem de emprego, perde oportunidades. O projeto permite que a pessoa aprenda e seja o que quiser, um freelancer, empreendedor ou até passe em um concurso. Então trabalhamos dando oportunidade de desenvolvimento às pessoas”, explica o professor Vanderley Gondim.
A programação das aulas é formada de acordo com o que os beneficiados precisam aprender, portanto, os ensinamentos podem varias de edição de texto e montagem de planilhas a informática, internet e sistemas operacionais.
O estudante de Ciência da Computação, Antônio Victor Barbosa, é monitor do projeto e já acompanhou uma turma sendo formada. Ele conta que é uma atividade de muito aprendizado. “A experiência como monitor foi fantástica porque há a oportunidade de levar conhecimento a outras pessoas e a gente vai tendo um contato maior com as dificuldades de cada uma dessas pessoas. Muitas vezes elas têm problemas no trabalho para desenvolver um simples cartão de visita, então ajudar nisso é muito bom”, conta.
O projeto já passou por bairros como Henrique Leite, Fernando Idalino, Vila Eduardo, João de Deus, José e Maria, Rio Corrente e Quati.