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Conheça o projeto de extensão: Papo de administrador

Há quase um ano atuando em sua proposta de integrar os estudantes ao mercado de trabalho e à comunidade do Vale do São Francisco, o projeto de extensão Papo de Administrador vem se desenvolvendo e atingindo cada vez mais estudantes. Iniciativa dos professores Antônio Padilha, coordenador do CAD (Central de Atendimento ao Discente), Florisvalto dos Santos, coordenador do colegiado de Administração e Rinaldo Moraes, professor do curso de Administração, o projeto promove encontros com profissionais que já estão atuando no mercado de administração/gestão, com o objetivo de trazer uma visão mais ampla para os estudantes, que têm a oportunidade de aprender com as experiências vivenciadas pelos profissionais.

 

Como funciona o projeto?

A proposta do projeto é de que 8 eventos aconteçam ao longo de 1 ano na Facape, com a realização de palestras ministradas por profissionais da área. Em fevereiro, por exemplo, aconteceu o terceiro encontro, que contou com a participação de Alisson Rogério, CEO da Emprego Vale. A conversa foi sobre o que o futuro reserva para os estudantes na área de administração. A intenção é que o projeto seja algo que permita a interação dos alunos, para que eles possam tirar suas dúvidas e não apenas ouvir.

 

A devolutiva para a comunidade

Padilha, coordenador do projeto, enfatiza que o que caracteriza o Papo de Administrador como projeto de extensão é a devolutiva que se faz a sociedade, uma vez que compartilha com o público externo o conhecimento desenvolvido na faculdade. Portanto, para cada encontro feito com os estudantes da Instituição, os 8 monitores do projeto levam a temática para ser trabalhada com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, trazendo para eles uma visão que pode ser decisiva em suas escolhas sobre qual carreira seguir.

“Nosso público é a escola pública, porque entendemos que são os alunos que têm um acesso mais limitado a esse tipo de conteúdo, então nosso intuito é abrir portas para eles, levando oportunidades que alunos de escolas privadas, por exemplo, já têm” explica Padilha. Assim, o projeto sai da zona metódica escolar e traz noções do mercado de trabalho de administração, segmentos da área e uma perspectiva de empreendedorismo que os alunos não estão acostumados a terem contato diariamente, algo que pode impulsioná-los a sonharem cada vez mais alto ao ver as oportunidades que podem ter e gerar.

“Como participante do projeto, acho importante poder passar o conhecimento que obtive, e espero estar, através dessas devolutivas, contribuindo com a sociedade e com aquele aluno que talvez esteja em dúvida sobre qual área seguir.” diz Gediel Macedo, um dos monitores do projeto. O Colégio da Polícia Militar e a Escola de Aplicação são duas das instituições públicas que receberam palestras e, na tentativa de ter um alcance ainda maior, escolas públicas de Juazeiro também serão contempladas pelo projeto, que cumpre, assim, seu papel de aproximar a comunidade do Vale do São Francisco e a academia.

 

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para dar entrada no financiamento o estudante deve se dirigir a CAD (Central de Atendimento ao Discente) da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 19h. Mais informações no número (87) 3866-3213. 

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
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