Portal do aluno

Conselho Estadual de Educação concede medalha de honra ao mérito Paulo Freire a profissionais e instituições de Pernambuco

 

Nesta sexta-feira (17), o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) realizou a outorga da Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire. A solenidade aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Neste ano, os agraciados com a medalha foram: Pedro Falcão, Reitor da Universidade de Pernambuco; Heleno Manuel Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Márcia Ângela Aguiar, professora da UFPE e coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco; Genuíno Bordigon, consultor do Instituto Paulo Freire; e André Regis, ex-vereador do Recife.

O Presidente da Faculdade de Petrolina – Facape e presidente do Conselho Estadual de Educação, Prof. Antonio Habib, participou da direção da solenidade, que reuniu diversas autoridades, entre elas, a presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco – Assiespe, Ana Gleide Souza Leal, a vice-presidente do CEE, Gisele Muniz, a Deputada Tereza Leitão, autora da resolução que instituiu 2021 como o Ano Educador Paulo Freire, o Deputado Paulo Dutra, Vice-presidente da Comissão de Educação da Alepe e representantes da Assiespe, Undime, Uncme, Sintepe, UdPE, UFRPE e ex-presidentes do CEE/PE.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Prof. Antonio Habib destacou a história de Paulo Freire e destacou a relevância da comenda para os agraciados: “O critério que o Conselho Estadual de Educação utiliza para a escolha dos agraciados são rígidos e os nomes passam por um crivo muito grande e pela apreciação do pleno do Conselho. Esses escolhidos estão pelos serviços prestados à educação, que estão em coerência com os pensamentos de Paulo Freire e defendendo um ensino de qualidade,” ressaltou Habib.

A Comenda

O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, desde o século passado, outorga a Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire a entidades e a pessoas naturais com revelado e reconhecido mérito educacional, em consonância com o trabalho, com as reflexões e com a obra desse grande educador, mundialmente reconhecido por sua visão, por sua atuação e por seu método, em essência, o da Pedagogia do Oprimido, buscando superar a Educação passiva e hierarquizada, para a formação de sujeitos históricos críticos, com base no diálogo democrático e é no cumprimento desse propósito que o CEE-PE realizará essa tão importante condecoração aos agraciados por seus relevantes e reconhecidos serviços prestados à Educação brasileira e em tudo a sua coerência com o pensamento do Educador Paulo Reglus Neves Freire.

Conselho Estadual de Educação de Pernambuco

 

Fundado em 1963, o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) é o órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco e tem como atribuição credenciar, autorizar e normatizar o funcionamento de instituições privadas de Ensino Técnico e públicas de Ensino Superior no Estado de Pernambuco. O Conselho também tem por finalidade regimental estabelecer, acompanhar e avaliar as políticas educacionais no âmbito do Estado e servir de fórum para o debate dos problemas da educação, contribuindo, dessa forma, para a transformação da realidade educacional nos níveis local, regional e nacional.

Assessoria de Comunicação da Facape

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização