O grupo acadêmico do curso de Direito da Facape realizou nesta quarta-feira (21), a segunda edição do trote solidário/intelectual com os novos alunos da graduação. O evento ocorreu no auditório da biblioteca e teve como tema a desigualdade de gênero na sociedade, frente as comunidades LGBTQ. Os estudantes discutiram o assunto e apresentaram e intervenções artísticas como cordel e poema.
A proposta da atividade foi pensar nas comunidades de gênero, marginalizadas pela sociedade. O debate para a escolha do tema ocorreu em parceria com os professores dos cursos da Facape, que também se envolveram na causa, fomentando a discussão entre os campos do meio acadêmico e profissional, abordando também, as garantias estatais desses grupos em relação aos direitos sociais.
Segundo a aluna do 8º período de Direito e uma das organizadoras do trote, Cintya Lisboa, a intenção é trazer, a cada novo semestre, um tema diferente de relevância social, a fim de realizar debates sobre o assunto, provocando o senso crítico dos participantes e contribuindo com esses grupos, através da ação solidária.
Para inscrição no trote, os participantes contribuíram com alimentos não perecíveis que serão doados para instituições carentes. Os estudantes também realizaram outras doações de acordo com a temática do evento. Os itens solicitados para doação foram materiais de artesanato que serão enviados ao presídio da cidade de Juazeiro, na Bahia, onde serão utilizados na realização das atividades de terapia ocupacional, com os detentos do local.