Uma iniciativa do colegiado de Serviço Social da Facape estimulou um debate sobre um assunto delicado e importante para a vida dos universitários: a saúde mental no ambiente acadêmico, fator que interfere diretamente no desempenho dos alunos dentro e fora de sala de aula. O momento foi organizado pela psicóloga e professora do curso, Anyelle Brito Leite Santos, e contou com a participação dos membros do grupo de Suicidologia no Vale, Grace Liz Dantas Barros e Sílvio Gabriel Linhares Guimarães.
A sensibilização dos alunos e a abordagem de temáticas desta natureza são uma forma de aproximar os estudantes do ambiente acadêmico, que muitas vezes é um dos catalisadores para a manifestação de distúrbios emocionais que têm acometido milhares de jovens universitários ao redor do país como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
O momento foi uma oportunidade de os alunos receberem orientações sobre como identificar em si e em quem está próximo aspectos que denotem algum tipo de alteração emocional, e a partir da observação, poder buscar ajuda e evitar danos mais graves à saúde mental. A palestra foi acompanhada por alunos do curso de Serviço Social da Facape e outras graduações da Instituição e de outras instituições de ensino superior.