Nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA o comércio está fechado por força de decreto municipal, considerando as estatísticas em relação à pandemia do novo coronavírus. O isolamento social ainda é a medida de prevenção à contaminação, e comerciantes buscam alternativas para investir no delivery e nas vendas online.
Essa situação de saúde provocou mudanças na forma de vender, ou pelo menos, acelerou processos comerciais já conhecidos.
No curso de Ciência da Computação da Facape, em Petrolina, a busca de novas ferramentas tecnológicas para auxiliar o mercado é constante. Avaliando a situação econômica provocada pela pandemia, um estudante do curso, desenvolveu um aplicativo para celular, que pode impulsionar o comércio na região. Gabriel Avner dos Santos Souza, estudante do 8° período de ciência da computação criou o “OnValle”.
Segundo Gabriel, o OnValle tem o objetivo de apresentar pequenos e médios comerciantes aos consumidores. “O período de pandemia é uma oportunidade que permite ao empreendedor com seu pequeno negócio no bairro, se cadastrar no aplicativo de forma totalmente gratuita. As pessoas poderão consultar comércios locais e assim o comerciante pode divulgar na sua área e alcançar o seu público”, explica Gabriel.
A expectativa é de que comerciantes dos diversos setores consigam visibilidade para o seu negócio, fomentando crescimento e renda, nesse momento de crise.
“Eu acredito que o aplicativo terá uma boa aceitação, pois além de ser gratuito, conta com o informativo de possíveis plataformas de delivery que o comércio possa estar inserido”, completou Gabriel.
O aplicativo OnValle será submetido nessa sexta-feira (17) para o serviço de distribuição digital de aplicativos, Play Store, e se aprovado, ficará disponível para as cidades de Petrolina e Juazeiro.
Assessoria de Comunicação da Facape