Com mais de 3 mil alunos em oito cursos, a Facape criou nessa terça-feira(17), um Comitê de Gerenciamento de Covid-19, depois do Decreto Municipal 012/2020 determinar estado de emergência na saúde pública, orientando o fechamento de escolas e faculdades, entre outras providências, pelo prazo de 15 dias.
Uma das medidas adotadas pelo Comitê para a assistência ao estudante, é manter toda a parte administrativa funcionando apesar da suspensão das aulas. “Todos os canais continuam abertos, todos os setores continuam funcionando, tanto presencial em determinado momento, quanto através do telefone, de forma a dar o suporte às suas atividades, embora à distância.” Explicou José Alberto Alberto de Moura, Diretor Executivo da Facape.
O calendário acadêmico será adequado à situação emergencial para as 608 turmas da IES. Os professores utilizarão plataformas digitais para ministrar aulas e realizar atividades acadêmicas, a exemplo do Moodle, Hangouts, Skype e whatsapp para a interação com o alunos. O professor Ricardo Amorim, do Curso de ciência da Computação, que tem expertise em Tecnologia da Informação, dará capacitação aos colegas que desconhecem a plataforma Moodle, já utilizada na Facape. “Vamos capacitar para o moodle. Durante esse período do decreto que vai até o final do mês, a gente pretende desenvolver outro tipo de atividade conforme a demanda de cada um. Mas alunos e professores vão conseguir alcançar seus objetivos”. Declarou Ricardo.
A decisões do Comitê de Gerenciamento do Covid-19 serão documentadas de acordo com as normas que regem a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, que administra a Facape, e estarão em vigor para o período de suspensão das aulas.
A presidência da Facape vem trabalhando com toda a direção desde as primeiras horas de mobilização do poder executivo e das notícias da imprensa de casos suspeitos de Corona vírus Covid-19 na nossa região, já prevendo situações que poderiam atingir a comunidade acadêmica. “A partir das discussões que tivemos com toda a diretoria e juntamente com as coordenações de cursos ,nós buscamos as providências para dar segurança aos nossos alunos e também aos nossos professores, a partir da utilização dos recursos das plataformas digitais onde nós iremos trabalhar as atividades acadêmicas. Estamos providenciando a capacitação de alguns professores que ainda não conhecem ou que não tem habilidade com essas ferramentas digitais, para que eles possam usar de uma maneira eficaz. O setor administrativo estará funcionando nesses quinze dias para dar suporte e apoio ao estudante que por ventura necessite de informações e também aos professores, e a CAD, que é o setor de atendimento ao aluno, estará com um cronograma para atendimento interno e também para atendimento on line, pelo whatsapp. Através do Decreto do Prefeito a gente buscou todo um planejamento para esses próximos quinze dias , que são os dias mais difíceis, de adaptação, e a gente tem certeza que tudo isso vai dá certo.” Declarou confiante o presidente da Facape, Antonio Habib.