As relações entre Facape e UPE têm se fortalecido através de discussão de parcerias em projetos que beneficiarão as comunidades acadêmicas de ambas as instituições. Representantes da Autarquia Municipal e da Faculdade Estadual têm se reunido para discutir ações que irão contribuir para o fortalecimento do ensino ofertado nos cursos de graduação e também no aperfeiçoamento da gestão de processos internos.
O presidente da Facape, Antonio Habib e a diretora da UPE, campus Petrolina, Mariane Marinho têm conduzido as tratativas entre as instituições, priorizando a discussão sobre projetos que possibilitem o compartilhamento de conhecimento entre ambas as entidades. A mobilidade docente é uma das propostas que estão elencadas na pauta dos gestores. A iniciativa prevê que, docentes que compõem os quadros das instituições públicas de Ensino Superior do Vale do São Francisco, possam transitar entre as Universidades, Faculdade e Instituto Federal, seguindo os moldes da mobilidade estudantil, programa já em execução.
Outros pontos discutidos entre Facape e UPE são a retomada da Semana Universitária, que congrega as duas Instituições em atividades de pesquisa e extensão; elaboração de convênio que permita a execução de ações conjuntas e o lançamento da Rádio Web integrada, que pretende ser um importante instrumento de comunicação para a socialização de informações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão das IES, servindo também como ambiente de estágio para os estudantes das áreas de comunicação e tecnologia.
Além dos gestores da Facape e UPE, outros membros das Instituições têm participado dos encontros para definições sobre os projetos e ações, entre eles os diretores da Facape José Alberto, executivo; Vania Lasalvia, acadêmica e Ivony Dourado, administrativo financeiro.Também colaboram com os diálogos o professor e coordenador da Central de Atendimento ao Discente da Facape, Antonio Padilha e a coordenadora do curso de Ciência da Computação, Cynara Carvalho. Representando a UPE, os professores Simão Pedro e Peterson Martins que também têm o papel importante na implementação dos projetos.
Antonio Habib, presidente da Facape, reforça que a relação com a UPE precede os encontros atuais e que a missão é dar continuidade aos laços que foram estabelecidos, expandindo e fortalecendo a parceria entre as instituições. “A Facape nasceu na UPE. As primeiras aulas da Autarquia aconteceram nas instalações da Universidade, então, essa nossa parceria vem de muito tempo e já gerou excelentes resultados. Recentemente estive com o Magnífico Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, quando assinamos um convênio de cooperação técnica entre as duas IES, agora estamos colocando isso em prática. Nosso trabalho é seguir encontrando formas de nos unirmos para continuar garantindo a sustentabilidade de nossas instituições e oferecer um ensino de excelência para os nossos estudantes”, pontua Habib.