Para ampliar o trabalho com ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) cria estratégias para fortalecer a parceria com o Projeto Escola Verde (PEV), desenvolvido na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
A formalização de convênio entre as instituições de ensino superior foi discutida durante reunião, realizada na Facape. O encontro teve a presença do presidente da Autarquia, Antonio Habib, da diretora acadêmica da Facape, Vânia Lassalvia, o coordenador do projeto PEV Paulo Ramos e o professor da Facape e colaborador do projeto, Celso Franca. Os membros da reunião discutiram os termos para estreitar os laços entre Facape e Univasf e, através da Educação Ambiental, promover ações que combatam os problemas identificados nos estudos realizados pelo projeto.
O coordenador do Projeto PEV, Paulo Ramos, destacou que, pela natureza, filosofia e metas do Projeto, o ganho com a parceria com a Autarquia pode ser enorme, assim como para outras Instituições de Ensino Superior da região. “É através da iniciativa de professores orientadores e estudantes universitários, que atuam na Facape, e também de escolas públicas, que o projeto desenvolve ações que fortalecem iniciativas e práticas maiores”.
A Facape é uma grande incentivadora da proteção e preservação do meio ambiente. Por isso, tem desenvolvido, através do curso de Ciência da Computação, o projeto de reciclagem do lixo eletrônico, que estimula o reaproveitamento de peças eletrônicas de computadores para doação a comunidade, além de promover outras ações na própria instituição como Coleta Seletiva.
A parceria entre a Facape e o PEV tem proporcionado relações entre escolas, universidades e comunidades. Para o presidente da Facape Antonio Habib, este convênio é uma oportunidade de garantir para as futuras gerações um meio ambiente sustentável, através de práticas educativas.