Nesta terça-feira (28), o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) comemorou seis décadas de dedicação ao aprimoramento educacional do estado. Para celebrar a data, um evento de dois dias reuniu diversas autoridades da educação de Pernambuco, incluindo reitores das principais universidades e presidentes das Autarquias Educacionais. A Faculdade de Petrolina (Facape) também marcou presença.
O primeiro dia do evento aconteceu no Teatro de Santa Isabel, no Recife. Além da comemoração, a cerimônia foi marcada pela entrega da Medalha Paulo Freire a representações pernambucanas selecionadas pelos conselheiros, reconhecendo suas contribuições para a educação do estado. A programação seguiu no dia 29, com uma conferência com o tema “A trajetória e a importância dos Conselhos Estaduais de Educação”.
O diretor-presidente da Facape destacou a importância do órgão para a formação, a organização e a estruturação do ensino em Pernambuco. Segundo ele, a pluralidade de expertise dos conselheiros possibilita um ambiente democrático para decisões fundamentais. “Nós das Autarquias temos no Conselho um órgão parceiro, pois é ele que normatiza, fiscaliza e autoriza os nossos cursos de graduação. Estivemos presentes na solenidade de comemoração para levar nosso apreço ao trabalho desenvolvido pelo CEE ao longo desses sessenta anos”, enfatizou.
O CEE, representado atualmente na figura do Presidente Antonio Henrique Habib Carvalho e da vice-presidente, Giselly Muniz Lemos de Morais, tem desempenhado um papel fundamental na orientação e regulamentação do sistema educacional do estado. A Facape parabeniza o órgão e manifesta o desejo de que sua contribuição para o desenvolvimento acadêmico e social continue se fortalecendo.