Portal do aluno

Facape participa do lançamento da Rota da Tecnologia da Informação em Petrolina

O Presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Antonio Habib, participou nessa terça-feira(11), por plataforma virtual do lançamento da Rota da TIC – Polo Ride Petrolina-Juazeiro. A Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), do Ministério do Desenvolvimento Regional, tem parte do planejamento para a região do Vale do São Francisco, atendendo Petrolina e Juazeiro. O encontro serviu para debater ações que podem dar suporte na conexão entre o setor de TIC com as demais cadeias produtivas do estado e também à educação pública. Participaram da reunião, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Lucas Ramos, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, representantes do Banco do Nordeste, Sudene, Sebrae e outras instituições, dos estados da Bahia e de Pernambuco.


Dentro do segmento de educação, a realidade de Petrolina e Juazeiro é de que as escolas recebem em média 4 gigabytes de internet para todas as atividades. O Ministério da Educação, junto com o Ministério de Ciência e Tecnologia, já tem um projeto piloto do Programa Ciência Conectada, criado em 2019 que deverá oferecer 100 gibabytes para trafegar na região da RIDE. Seis cidades fazem parte da fase inicial do programa de rede de estrutura em fibra ótica que atenda as escolas públicas, incluindo da região do Sertão do São Francisco.
Em Petrolina e Juazeiro, são 169 escolas urbanas com internet no programa banda larga, sendo 86 em Petrolina e 83 em Juazeiro, atendendo 98 mil alunos da rede pública. 120 são escolas da rede municipal e 49 da rede estadual. A proposta é melhorar a oferta em serviços educacionais com tecnologia e inovação, com planos locais de inovação nas praticas pedagógicas, disponibilizando Wifi para todas as escolas.

“A ideia é conectar as escolas onde a infraestrutura é pouco atuante levando a internet para um conceito de melhoria nos aspectos de educação e uso de inovação e tecnologia. ” Falou o gerente de projetos estratégicos, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Andrei Elias Amaral.
Em Pernambuco, a Rota da TIC já está na Região Metropolitana do Recife, e o objetivo é a interiorização, começando por Petrolina. Para o Presidente da Facape, Antonio Habib, é importante a interação entre os diversos atores, sistema S, Instituições de Ensino Superior, Governos Federal, Estadual e municipal para o desenvolvimento da RIDE, através da Rota TIC, que certamente contribuirá para o desenvolvimento sócio-econômico da RiDE, através da implementação de projetos de Inovação, comunicação e empreendedorismo.


“Há 44 anos, nós participamos ativamente da formação de grande parte dos profissionais que estão no mercado de trabalho. Fomos a primeira Instituição de Ensino Superior do Vale do São Francisco a oferecer o curso de Ciência da Computação há mais de 20 anos, formando profissionais desta área através do curso de computação e agora também de GTI. Com a implantação da Rota da TIC, esses profissionais serão ainda mais requisitados pelo mercado.” Explicou Habib.” Explicou Habib.
Rotas da Integração – A Rota da TIC faz parte do programa Rotas da Integração Nacional, que atua com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) buscando promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento. Atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões.

Assessoria de Comunicação da Facape

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização