Nessa quarta-feira(01), diretores da Facape se reuniram com uma comissão formada por dez alunos, representantes DCE´s e DA’s estudantes, transmitiu o encontro ao vivo pelo Instagram para toda a comunidade acadêmica. A faculdade está com as aulas presenciais suspensas por força dos Decretos Municipais e Resolução do Conselho Estadual de Educação em consequência da pandemia da Covid-19.
A pauta da reunião foi apresentada pelos próprios alunos, trazendo pontos como, atividades acadêmicas e aulas nas plataformas digitais que estão acontecendo no período de isolamento social, prorrogação do prazo de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, prorrogação do prazo do pagamentos das mensalidades com desconto e redução no preço da mensalidade.
Seguindo cada ponto de pauta, os diretores responderam dentro das suas pastas. Quanto às questões pedagógicas, os estudantes foram atendidos no prazo de entregas dos TCC’s, sem prejuízos para defesas e colação de grau. As reivindicações de aulas gravadas e o pleito dos horários de aulas ao vivo nas plataformas digitais, serão encaminhados aos professores. “Todos os nossos professores sabem que precisamos compreender a situação que estamos vivendo. Vamos atravessar esse momento tentando evitar todo e qualquer prejuízo para os nossos alunos.” Explicou a diretora pedagógica Vania Lasalvia.
Os pontos de pauta de prorrogação do prazo de pagamentos das mensalidades com desconto e redução no preço da mensalidade, foram discutidos com a diretora financeira da Facape, Ivony Dourado. A prorrogação do prazo de pagamento das mensalidades com desconto foi atendida parcialmente, e as mensalidades poderão ser pagas com descontos até a próxima terça-feira, dia 07 de abril. Os argumentos apresentados pelos alunos sobre a redução das mensalidades foi tratada pela diretora dentro da lei que rege a Autarquia Municipal. A folha de pagamento de professores e servidores da instituição é muito alta, e inadimplência cresceu muito.“ Nós compreendemos a situação de cada aluno, assim como a dos técnicos e docentes que dependem dos seus salários também. Uma autarquia municipal não pode, como uma faculdade particular demitir professores e funcionários para reduzir custos de forma imediata, nem pode dar descontos quanto quiser sem previsão normativa. Aqui os servidores em sua maioria possuem estabilidade, e nós somos regidos por leis municipais. Não há possibilidade de reduzir preço de mensalidade nesse momento.” Explicou Ivony.
O Presidente da Facape, Antonio Habib achou muito importante o diálogo com os alunos para que eles entendam a faculdade. Foi relevante ouvir a opinião de cada um, nesse momento que é novo para ambos os lados. Quase 800 pessoas participaram ouvindo e comentando as discussões na rede social, ao vivo, o que estreitou a participação dos alunos no debate com a direção da instituição. “Nós queremos os alunos mais perto da nossa gestão. A Facape só existe por eles. Esse é um momento em que todos nós estamos vivendo experiências novas dentro da instituição. Com certeza vamos sair mais fortalecidos. Estamos muitos empenhados, toda a diretoria pra que tudo funcione bem. Uma nota técnica está sendo preparada, mapeando as necessidades e dificuldades da faculdade e será apresentada ao poder executivo para que possa avaliar a situação da Facape e o pleito dos alunos em meio a Pandemia da Covid-19.” Declarou o Presidente Antonio Habib.
Assessoria de Comunicação da Facape.