A Câmara Municipal de Petrolina aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (9), o Projeto de Lei 043/2021 de autoria do Poder Executivo, que estabelece forma especial de acesso ao programa de bolsas de estudo na Faculdade de Petrolina – Facape. O projeto foi aprovado por unanimidade em 1a e 2a votação por 17 vereadores.
Acesso ao programa de bolsas
De acordo com o projeto aprovado, o acesso ao programa tem como critérios que o estudante seja oriundo de escola pública e da rede privada, tendo estudado com bolsa de estudo integral, para servidores públicos municipais e seus dependentes.
O processo seletivo para as bolsas será realizado duas vezes por ano. Os alunos de escolas públicas ou da rede privada que tenham cursado todo o ensino médio com bolsa de estudos integral, poderão ser contemplados com
bolsas de estudos definidas em percentuais específicos sobre a mensalidade praticada pela Facape.
“Com a autorização legal, a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, mantenedora da Facape, amplia o número de bolsas de estudo em todas as graduações oferecidas pela faculdade, inclusive para o curso de medicina que está chegando com a sua primeira turma em 2022. A instituição e o Poder Executivo cumprem um papel social importante de melhorar o acesso ao ensino superior,” frisou o presidente da Facape, Antônio Habib.
Serão oferecidas 200 bolsas por ano. Para o curso de medicina serão 6 bolsas. Para Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, a Facape está fazendo história na região e o programa de bolsas de estudo democratiza o acesso ao ensino superior
“A gente fica muito feliz com a ampliação das vagas inclusive para alunos bolsistas da rede privada e é muito importante as bolsas para o curso de medicina. Existem estudantes que são bons alunos, mas não podem ingressar principalmente no curso de medicina porque não podem pagar. Com essas bolsas, esses alunos serão contemplados,” destacou o vereador Capitão Alencar, da Comissão de Educação.
“A alegria de patrocinar essa oportunidade de estudo é muito grande. A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores ver isso como um avanço, porque aumenta o número de estudantes no ensino superior. A gente comemora o curso de medicina da Facape e isso é da vocação de Petrolina para o crescimento. Será maravilhoso dar esse amparo com essas bolsas para os jovens,” ressaltou a Presidente da Comissão de Educação, vereadora Maria Elena Alencar.
O Presidente da Casa Plínio Amorim, Aero Cruz ressaltou a importância em valorizar os serviços prestados pela Facape. “É uma satisfação colocar e pauta um projeto dessa envergadura que vai beneficiar tantos estudantes e parabenizar a toda a Facape em nome do professor Habib, a iniciativa do prefeito Miguel Coelho e a todos os vereadores que se empenharam e aprovar esse projeto,” conclui Aero.
Assessoria de Comunicação da Facape