O Vale do São Francisco deu mais um importante passo para o avanço tecnológico no setor agrícola com a inauguração do ‘Espaço Agromaker’, um ambiente dedicado à inovação e ao desenvolvimento de novas tecnologias para a fruticultura. Localizado no Centro de Excelência em Fruticultura (CEF), em Juazeiro (BA), o espaço é fruto da parceria entre a Faculdade de Petrolina (Facape), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e o Centro de Excelência da Fruticultura (CEF) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dentro dos projetos Agrolabs (Coordenado pelo Prof. Ricardo Amorim / Facape) e FruiTech (coordenado pelo Prof. Valdner Ramos / Univasf)
O AgroLabs é vinculado à Facape e tem coordenação dos professores da autarquia, Ricardo Amorim, e da pesquisadora Dinani Amorim. O Espaço Agromaker tem como objetivo impulsionar a pesquisa e a inovação no agronegócio, oferecendo suporte para o desenvolvimento de protótipos e soluções tecnológicas voltadas à fruticultura. Além de servir como ambiente para a criação e validação de novas tecnologias, o Espaço Agromaker também abrigará diversas atividades de formação, como cursos e workshops.
Durante a inauguração, também foi anunciada a abertura de uma nova turma do curso de Fruticultura Digital, que visa capacitar profissionais com foco em tecnologias aplicadas à fruticultura.O evento de inauguração contou com a presença de lideranças da área acadêmica e do setor produtivo, como a reitora em exercício da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, e representantes de instituições como Sebrae, SUDENE e SECTI/BA.