Portal do aluno

Deficiência Visual, aluna da Facape defende trabalho de conclusão de curso sobre violência contra a mulher

Ítala Santos de Brito Alves é estudante concluinte do curso de Direito da Facape e apresenta nesta quinta-feira (17), às 10h, seu trabalho de conclusão de curso (TCC), voltado para a temática da violência contra a mulher na pandemia. A aluna é deficiente visual e conta como conseguiu amparo com o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAP) da Instituição para a conclusão do seu TCC.
A aluna conta que realizar um trabalho sobre uma temática tão atual não é fácil e devido a sua deficiência visual, o apoio e a estrutura oferecida pela Facape foram fundamentais. Através no NAP, Ítala recebeu todo suporte que precisava para realizar suas pesquisas e estudar mais o tema, proporcionando um belíssimo resultado, que será apresentado nesta semana, na Facape.
“A construção do meu TCC foi desafiadora. Estamos no meio de uma pandemia e os contatos com orientador e o estagiário só ocorreram de forma virtual. Eu tenho imensa gratidão, porque se não fosse todo o suporte que eles me deram, ficaria quase impossível concluir o trabalho, pois a temática é atual e todos os dias se lança novas políticas públicas para o combate à violência doméstica. Muitas vezes esse material não é acessível para deficientes visuais e o estagiário tinha que fazer a leitura por telefone ou gravar mensagem no WhatsApp para que eu tivesse acesso ao conteúdo”.
Sobre o tcc, orientado pelo professor Luiz Pergentino, Ítala explica que a escolha da temática abordada se justifica diante das inúmeras vezes que mulheres sofreram ou sofrem violência no âmbito doméstico e familiar, pelo simples fato de ser mulher, por omissão de quem pode ajudá-las, ou por muitas vezes não saber que existem políticas públicas que pode protegê-las e punir os agressores.
Para o orientador de Ítala, Luiz Pergentino, a temática desenvolvida pela discente é extremamente relevante e atual, que precisa ser discutida de forma ampla e sem preconceitos, “O número elevado de mulheres que sofrem violência doméstica de todos os tipos vem sendo crescente a cada dia. As ferramentas para combater esses casos, principalmente através do uso da tecnologia, tem sido eficaz para que o poder público possa atuar de forma mais efetiva”.
A psicopedagoga, Rosi Rocha, é quem coordena o Núcleo de Apoio Psicopedagogo da Facape, responsável por oferecer todo o suporte para a aluna Ítala concluir seu TCC, e que estará funcionando com uma nova estrutura a partir também do dia 17. O NAP será transferido para outro espaço dentro da Facape, com a intenção de atender melhor, alunos, pais de alunos e professores no que remete à transtornos, deficiências ou necessidades especiais. A ideia é que a inauguração do novo espaço ocorra em conjunto com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Ítala, nesta quinta-feira.
Para Rosi, a mudança de espaço do NAP irá possibilitar maior conforto e comodidade, além de uma ampliação da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagogo da Instituição.
“A nova sala do NAP terá uma estrutura mais ampla para atender todos os alunos e uma sala separada disponível para atendimentos particulares de alunos, familiares de alunos ou professores, que necessitem de um atendimento mais individualizado, oferecendo informações personalizadas sobre o processo de ensino e aprendizado de cada casa específico dos alunos com deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Então esse novo espaço é mais acolhedor, finaliza a coordenadora do NAP.
Além dessas novidades, o NAP também estará oferecendo formações para grupos pequenos sobre libras. Todas essas mudanças são resultado de iniciativas da Facape, que vem quebrando barreiras criadas na educação para quem tem deficiência. Essas experiências comprovam que a partir desses projetos, nenhuma barreira poderá impedir o aluno de estudar. Ítala é uma inspiração para a instituição.

Assessoria de Comunicação da Facape

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização