A cada dia o profissional que trabalha na área de Comércio Exterior precisa estar atualizado com a economia do mundo, entender os mercados externos, a logística e os transportes, e também as culturas dos povos envolvidos nas transações comerciais.
Com temas voltados para a profissão e seus desafios, a XIV edição do Secomex, em seu primeiro dia (15/10) abordou temas como a Internacionalização de Franquias e o Mercado Nacional e Internacional de Manga.
Durante a abertura do evento, mediado pela coordenadora do curso de Comércio Exterior, Michela D’arc, a apresentação da Fanfarra, do projeto social da empresa Labrunier e o violonista Erick Livio encantaram o público.
A noite contou ainda com a palestra da gerente de Inteligência de Mercado, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Dra. Vanessa Bretas. A palestrante trouxe o estudo de caso múltiplos em redes de franquias e analisou as influencias da seleção de parceiros e dos relacionamentos neste cenário.
O economista João Ricardo, professor da Facape e segundo palestrante, abordou o mercado nacional e internacional de manga e apresentou quais são os contextos atuais do mercado de exportação da fruta, além de destacar quais são as possibilidades que o profissional de Comércio Exterior pode encontrar nesse mercado. O professor analisou a variação do preço de exportação da manga do primeiro semestre de 2018 e quais os valores que estão sendo vendidas no exterior.
[carousel_slide id=’6045′]