O Colegiado do curso de Ciências Contábeis da Facape lançou, nesta quarta-feira (30), o livro Controladoria: Perspectivas teóricas para sala de aula II. A obra é de autoria do professor Dr. Raimundo Nonato Lima Filho, com a colaboração de alunos. A obra é uma continuidade do livro Controladoria: Perspectivas teóricas para sala de aula I e tem o objetivo de discutir temas que envolvam o ensino da controladoria no âmbito da graduação e pós-graduação.
Estiveram presentes no evento o coordenador do curso de ciências contábeis da Facape, Agnaldo Batista, o professor e autor do livro, Dr. Raimundo Lima Filho e alguns dos alunos que colaboraram na produção da obra, como a aluna Kátia Lima, graduanda do último período de Ciências Contábeis. Kátia foi autora do quarto capítulo do livro e destacou que esses tipos de projetos aproximam os estudantes da faculdade.
“Para mim é muito gratificante esse cuidado que a Facape teve de procurar a gente. O cuidado de buscar esses alunos que estavam afastados da instituição, que foi o meu caso, ficamos encantados com esse gesto. Foi muito gratificante esse trabalho e é uma produção que será lembrada fora da sala de aula”, afirma Kátia.
O livro conta com seis capítulos que abordam temas sobre sistemas interorganizacionais de controle; planejamento, custos e orçamento; formação e estratégia de preço; análise financeira tradicional e dinâmica; adoção de métodos quantitativos; valuation e compliance. Kátia produziu o capítulo sobre análise tradicional e dinâmica, que aborda a forma como o comércio encara a análise financeira dentro e fora da empresa, com noções sobre marketing e auditoria interna e externa.
A aluna afirma que o livro tem um material diversificado, com uma linguagem dinâmica e, apesar de se tratar de um livro com base na literatura clássica, traz uma linguagem compreensível sobre o mundo acadêmico da controladoria. “Esse livro faz parte de uma análise feita a mão. Fomos nós, alunos que produzimos. Então não teremos uma linguagem difícil, não vai ser um livro que você vai ler e não entender nada. O entendimento fica muito mais fácil”, garante a aluna.
O professor e autor do livro, Dr. Raimundo Lima Filho, também destaca a linguagem acessível do livro e fala da mobilização em trazer alunos para a produção acadêmica.
“É uma que surge da sala de aula. O grande barato do livro é que ele utiliza uma linguagem acessível para o aluno de graduação, que é o grande consumidor da obra”. O professor também destaca o sucesso do projeto e confirma um terceiro volume da obra, que será lançado em breve.