O Direito não pode ser estudado sob uma única perspectiva e para trazer uma ótica multidisciplinar para conteúdos visto pelos alunos em sala de aula, a Profª Chirley Cordeiro, que ministra a disciplina Teoria Geral do Estado, promoveu uma palestra com o tema “A Lei Anticorrupção, entre o jurídico e o econômico”, a fim de elevar o debate sobre um tema que tem ganhado forte repercussão em todo o país. O tema foi conduzido pelo professor da Facape, Dr. Carlos Gonçalves.
A palestra, realizada nesta quarta-feira (22), contou com a presença de alunos do curso de Direito e abordou a Lei da que está em vigor há pouco mais de 5 anos e prevê a responsabilização e o combate a comportamentos antiéticos que atentem contra o patrimônio público nacional ou estrangeiro, contra princípios da administração pública ou contra os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
O professor Carlos Gonçalves ressalta a importância de temas como a corrupção serem abordados com os estudantes de Direito, especialmente no momento político e econômico vivenciado pelo país. Carlos ainda aponta a interdisciplinaridade como um dos pontos fundamentais pra formação de bons profissionais. “Vivemos tempos em que a faculdade busca renovar seus ares e abrir janelas para outras ciências, de forma que essa abordagem entre o Direito e a Economia – a Análise Econômica do Direito, pra ser mais exato -, permite que essa interdisciplinaridade seja impregnada já no início da experiência acadêmica dos nossos alunos. Isso torna o processo do ensino e a aprendizagem mais amadurecido, amplo, aberto e democrático”, avalia o professor. Com esse debate importante, a palestra tira os alunos da sala de aula e os estimula a buscar assuntos e temas que complementem a sua formação.