Portal do aluno

Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Facape inaugura nova estrutura e recebe aluna portadora de deficiência visual para apresentar TCC sobre violência doméstica

A nova sala do Núcleo de Atendimento Psicopedagogo da Facape (NAP) foi inaugurada nesta quinta-feira (17) e o momento contou com uma defesa de TCC muito especial. Ítala Santos de Brito Alves é aluna do curso de Direito e portadora de deficiência visual, a aluna recebe acompanhamento do NAP e apresentou seu trabalho de conclusão de curso, na inauguração do espaço.


A nova estrutura do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico pretende trazer mais comodidade e conforto para atender a comunidade acadêmica em relação a dificuldade de aprendizagem e deficiências, além de atendimentos que necessitem de atenção sobre alunos e professores. Participaram da inauguração, a diretora acadêmica da Facape, Vânia Lasalvia; a coordenadora do NAP, Rosi Rocha; o coordenador do curso de Direito, Carlos Romeiro; a aluna concluinte do curso de Direito, Ítala de Brito; o professor orientador do trabalho de conclusão de curso, Luiz Pergentino e o estagiário do NAP, José Fernando Pacheco.
Rosi Rocha, coordenadora do NAP explica que a nova estrutura irá trazer mais conforto e comodidade para atender as demandas da Facape, no que diz respeito ao atendimento psicológico, acompanhamento de portadores de deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Essas iniciativas servirão para atender de modo geral, professores, alunos e pais de alunos, a fim de que haja inclusão para todos no espaço acadêmico.
A diretora acadêmica da Facape, Vânia Lasalvia, também comentou essa ampliação do NAP, que tem como principal função incluir todos, de forma igualitária e com direitos iguais dentro da faculdade, “Diante da crescente desigualdade em todos os níveis de nossa sociedade, é de suma importância, o principal setor de uma nação, que é a educação, não ser excludente. Neste sentido temos o NAP, com a funcionalidade de dar apoio e suporte a estudantes com deficiência. A Facape sempre teve essa preocupação em tratar os diferentes, com plena, igualdade. Todos somos diferentes, porém o tratamento deve sempre ser igualitário em todos os âmbitos”.
Ítala de Brito, aluna que foi acompanhada pelo NAP, apresentou seu tcc e agradeceu a todos pela oportunidade ter concluído seu trabalho, agradecendo ao Núcleo, e também a Facape, “Em primeiro lugar eu dedico este TCC a Deus, aos meus familiares, todos eles desde o marido aos avós, ao NAP, a Rosi, ao meu orientador querido e a Facape. Ao professor Carlos que é um coordenador muito querido, chega a ser amigo dos alunos e a todos nós ‘facapeanos’ ”.
Na apresentação, Ítala pontuou os vários tipos de violência que a mulher pode sofrer: física, sexual, patrimonial, psicológica e até moral. A aluna também citou aspectos históricos como a criação da lei nº 11.340, também conhecida como Lei Maria da Penha, e suas alterações dependendo do lugar atuante. Em sua defesa, a aluna explica que os números de casos de violência doméstica continuam crescendo e as queixas caindo, principalmente durante a pandemia que vem ocorrendo.
A aluna também divulgou algumas opções criadas durante a pandemia para combater a violência doméstica, como a criação de delegacias virtuais, a criação de aplicativos que permitem denúncias remotas e principalmente a divulgação e conscientização do que vem acontecendo.

Assessoria de Comunicação Facape

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização