No intuito de construir uma rede de apoio para os estudantes da Facape, membros do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), da Univasf, estiveram na Faculdade para promover um Plantão Psicológico. Ação aconteceu no dia 30 de agosto e contou com a participação de 20 alunos da Facape.
Shirley Macedo, psicóloga e coordenadora do grupo, conta que o adoecimento psicológico vai além da rotina acadêmica. “Muitos jovens saem de sua terra natal para estudar na região e se deparam com desafios que parecem intransponíveis, padecem com a dificuldade de formar vínculos afetivos durante a graduação. É justamente essa solidão que adoece boa parte dos jovens” revela Shirley, acrescentando que um diálogo com um psicólogo pode amenizar o sofrimento.
O cuidado com o estudante não se restringe ao atendimento individual com o psicólogo, o NuCEU busca confortar os jovens em sofrimento psíquico através de grupos que promovem um espaço de fala e escuta para lidar com os desafios do cotidiano. “Notamos empiricamente que o fato da pessoa compartilhar com outros as suas dores, por si só, já é amenizador do sofrimento. Perceber que alguém sofre mais que você, já é amenizador. E os grupos possibilitam o fortalecimento de vínculos”, afirma Shirley sobre as potencialidades dos grupos de ajuda.
Os alunos que foram atendidos tem a possibilidade de conseguir acompanhamento psicológico no Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI). Para os estudantes que tem interesse em participar dos grupos o NuCEU disponibiliza o email [email protected] e o telefone (87) 21016871 para contato.