O trabalho voluntário foi discutido nesta quinta — feira dia (29) em reunião, na Facape. O encontro teve a presença do coordenador da pós-graduação Carlos Gonçalves, os professores da Instituição do curso de Administração Antônio Padilha e do curso e Ciências da Computação Cynara Lira, a coordenadora do Viva voluntário Isabel Cantinho, os diretores Iuric Pires, Cristiane Damasceno e Luama Lins do Instituto Viva Nordeste, a ex-aluna do curso de Ciências Contábeis Sofia Coelho Lins, a voluntária Eloise Menezes. Os membros da reunião discutiram parceria com projeto Viva Voluntário e a Facape, através da plataforma Viva Voluntário que possibilita aos estudantes participarem de ações voluntárias e certificação das horas com ACC.
A iniciativa tem como intuito fomentar novos agentes através da mobilização das organizações privadas, movimentos sociais, associações de bairros, clubes de serviço, faculdades e universidades, além do público em geral interessado a temática. Tem como principal ferramenta a Plataforma Viva Voluntário (vivavoluntario.org), que está disponível desde 28 de agosto. O site, que funciona em formato de rede social, permite cruza os interesses e habilidades de cada cidadão, com as ofertas de trabalho voluntário disponíveis em sua região.
Além disso, os voluntários podem interagir, por meio de um chat e criar um currículo social, que descreve as ações das quais cada um participou. Todas as oportunidades disponíveis estão classificadas de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Para o coordenador da Pós Graduação da Facape essa é uma grande oportunidade que os estudantes devem abraçar. “Essa parceria veio para somar, pois ter experiências fora do âmbito acadêmico proporciona dedicar uma parte do seu tempo, em atividades que envolvam o bem – estar social, originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado à importância de sentir-se socialmente útil”, destaca o Carlos Gonçalves.
A Facape estimula ações voluntárias de cidadania e é com esse objetivo que parceria deve iniciar no próximo ano. De acordo, com a coordenadora do Viva Voluntário Isabel Cantinho, a parceria com a Facape e o projeto veio para agregar valor e a troca de conhecimento entre sociedade e os estudantes da Facape.
Sobre o viva voluntário:
O Programa Nacional de Voluntariado é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o PNUD, que reúne esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento dos cidadãos em ações transformadoras da sociedade. Baseado no Decreto 9.149/2017, que dá origem ao programa e ao Prêmio Viva Voluntário. O projeto cria ferramenta que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.