Portal do aluno

PEIEX e Facape encerram ciclo com mais de 200 empresas qualificadas para exportação

 

Em abril, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Petrolina encerra um ciclo de quatro anos de parceria bem sucedida entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Faculdade de Petrolina (FACAPE). A parceria rendeu bons frutos. Ao todo, 225 empresas da região foram preparadas para a atuação no comércio exterior. O evento online de encerramento das atividades aconteceu nesta quinta-feira(22), e fez um balanço das atividades exercidas pelo programa.
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

O sucesso do PEIEX na região levou, em março, o vereador Diogo Hoffmann a requerer uma moção de aplausos à FACAPE, aceita por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Petrolina. Este reconhecimento é justificado não apenas pelas 101 empresas atendidas pelo PEIEX, sendo 58 delas de micro e pequeno porte, mas também pelo fato de uma em cada seis empresas ter iniciado suas exportações ou aumentado o valor exportado em menos de um ano após a preparação pelo PEIEX.
Composto por uma equipe de especialistas em negócios internacionais, o PEIEX Petrolina investiu seu conhecimento e experiência no piloto do PEIEX AGRO, novo serviço da Apex-Brasil que estende a empresários do agronegócio as duas décadas de experiência da Agência na qualificação para exportação. Em Petrolina, o setor de fruticultura foi priorizado, frente à competitividade regional nesta indústria.
Todo o trabalho realizado foi acompanhado pelo Escritório da Apex-Brasil no Nordeste, instalado em Recife, e por instituições de apoio local que integraram o Comitê Consultivo do PEIEX: ABRAFRUTAS, AD DIPER, DINC – Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, FACAPE, FIEPE, SEBRAE, SENAI e Valexport.
Além disto, a crescente demanda por frutas nos mercados internacionais, associada à capacitação especializada do PEIEX AGRO, estimulam o interesse da Apex-Brasil em retornar com o PEIEX em Petrolina: em breve será lançado edital para selecionar entidade parceira para continuar a qualificação de empresas na região.
O evento online de encerramento, contou com a presença do coordenador do projeto em Petrolina, Alessandro Brito; o monitor do programa, Raimundo Lima; o presidente da Facape, Antônio Habib, além de técnicos e demais especialistas envolvidos no programa.
Para o presidente da Autarquia Municipal, Prof. Antônio Habib, o PEIEX no Vale do São Francisco tem aplicado sua metodologia de forma exitosa e promovido impactos relevantes nos índices de exportação, inclusive com empresas realizando sua primeira exportação direta. “Para nós da FACAPE, os dois convênios celebrados até o momento consolidam essa parceria com a Apex-Brasil, nos motivando a manter a exclusividade do ensino de Comércio Exterior nessa região”, reforça Habib.
O coordenador do projeto, Alessandro Brito, agradeceu a todos pela presença e pelo empenho no trabalho a frente a Peiex, realizando um trabalho exitoso e competente, “Agora, o que todos nós esperamos, é voltar em breve com mais uma edição e mais uma etapa desse programa, em parceria com a Facape”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação da Facape

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização