A cultura exportadora no Vale do São Francisco tem se fortalecido cada vez mais. Para apoiar e dar suporte a empresários e empresas que têm investido no segmento, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX, em parceria com a Facape, instituiu em Petrolina um núcleo que trabalha em prol da expansão de exportadores na cidade e região, o PEIEX.
Funcionando na Facape desde 2017, o programa tem como proposta impulsionar exportações de empresas do Vale do São Francisco. Cerca de 146 empresas já foram atendidas, e em 2019 a PEIEX entra em um novo ciclo, que tem como meta atender 100 novas empresas. A expectativa é iniciar a implantação de uma uma nova metodologia, com um novo foco e um novo olhar sobre a exportação.
Para esse ano, as empresas do Vale do São Francisco podem esperar do PEIEX um trabalho muito mais focado na exportação em si, é o que ressalta Ulisses Medeiros, gestor da PEIEX. “A equipe que está trabalhando com o projeto não vai atuar diretamente com a parte de gestão das empresas, por exemplo. Todo o nosso trabalho de intervenção nas empresas atendidas será com foco nos quesitos de Comércio Exterior”, explica o consultor.
Empresas que tenham interesse em conhecer o mercado internacional, que não exportam ainda, mas tem potencial para isso ou até mesmo empresas que já começaram a exportar de maneira indireta ou começaram a receber demandas internacionais, são o público-alvo do PEIEX, explica Ulisses. “A ideia é que uma empresa entre no PEIEX e com cinco ou seis meses saia pronta para poder ao menos negociar seu produto com um comprador internacional. Ao final do projeto, cada empresa recebe um plano de exportação para ajudá-la em seu planejamento e sai com um passo-a-passo para dar início a comercialização internacional”, acrescenta.
As empresas receberão visitas da equipe do projeto, que irão oferecer um suporte desde a formação do preço para exportação até o passo-a-passo para registro da empresa em órgãos nacionais. “Nós oferecemos todas as orientações necessárias. Orientamos com relação à embalagem, adequação do produto, do rótulo e várias outras questões que iremos observar para as empresas”, explica Ulisses.
A PEIEX atende desde microempresas até cooperativas e produtores de frutas, sendo seu grande público indústrias de alimento, derivadas de produção de frutas, confecção de roupas e calçados e outras. Empresas interessadas em receber o atendimento da PEIEX podem agendar uma visita na Coordenação do núcleo de Petrolina, que está sediado na Facape, através do e-mail [email protected] ou telefone (87) 3866-3209.