O Colegiado de Economia da Faculdade de Petrolina (Facape) divulgou o boletim da cesta básica do mês de outubro em comparação com o mês de setembro. A pesquisa aponta para uma deflação de -0,93% em Juazeiro (BA) e de -3,26% em Petrolina (PE). Os dados indicam que o custo no mês foi de R$ 484,99 para Juazeiro e R$ 531,53 para Petrolina.
Olhando para os últimos 12 meses, Juazeiro registrou um aumento de 0,35% nos alimentos, contrastando com os 4,55% acumulados em Petrolina. No entanto, no decorrer do ano, Juazeiro teve uma queda de -3,92%, enquanto Petrolina observou -3,41%.
Os produtos com aumento em outubro em Petrolina foram a carne, arroz e o pão francês. Enquanto a carne registrou um aumento pontual, o arroz e o pão francês preocupam mais, pois o arroz teve um aumento nacional e o pão francês já enfrenta seu segundo aumento consecutivo na região, influenciado pela menor oferta interna de arroz e pelo aumento dos custos de produção do trigo devido a Guerra entre Rússia e a Ucrânia.
Por outro lado, itens como leite, feijão, tomate e banana apresentaram reduções de preço. O leite e o feijão diminuíram devido ao aumento das importações e à maior oferta nacional, enquanto o tomate teve uma redução mensal, porém um aumento acumulado expressivo nos últimos 12 meses, influenciado pelo calor intenso acelerando a maturação. A banana, por sua vez, teve uma safra prolongada que pressionou os preços para baixo.
O Colegiado de Economia da Facape aponta diferenças significativas nos preços coletados e, por isso, aconselha que os consumidores estejam atentos e pesquisem antes de comprar para economizar. Confira o boletim completo aqui.