Portal do aluno

Pesquisa realizada por estudantes da Facape investiga motivadores de ansiedade dos Petrolinenses

As redes sociais têm influência na ansiedade dos usuários? As pessoas percebem com facilidade os sinais de quando estão ansiosas? Quais são os fatores determinantes que causam esse mal? Essas foram algumas das perguntas que alunos do 6º período do curso de Administração da Facape buscaram responder em uma pesquisa realizada em junho deste ano. Orientados pelo professor Inácio Loyola, que ministra a disciplina Pesquisa de Marketing, os estudantes percorreram 20 bairros de Petrolina-PE e consultaram 360 pessoas acerca do assunto. O estudo mostrou que a cidade vem sendo afetada pela ansiedade, 85,28% das pessoas afirmaram já ter vivenciado momentos de ansiedade.

A pesquisa contou com 20 alunos, que entrevistaram 18 pessoas cada, em ruas intercaladas de bairros da cidade, selecionadas por sorteio. Na amostra, 50% dos consultados eram do sexo masculino e 50% do sexo feminino, divididos em três faixas etárias: 18 a 26 anos, 27 a 50 anos e mais de 51 anos. Estudantes de Ensino Médio compuseram a maior fatia dos entrevistados,  seguidos por comerciários. A renda média familiar dos participantes é entre 2 a 3 salários mínimos.

Na pesquisa, foram elaboradas perguntas guias; 62,2% afirmaram conhecer pessoas na vizinhança com problemas de ansiedade e os sinais apontados como mais frequentes por pessoas ansiosas foram insônia (41,11%) e estresse (34,17%). Para os que afirmaram já ter vivenciado momentos de ansiedade, foi perguntado quais os principais motivos que levaram a isso. Foram três motivos principais: 19,17% responderam preocupações com o futuro; 17,22% condições financeiras; e 11,67% problemas familiares. Quando perguntados sobre de qual forma as redes sociais podem afetar a ansiedade, 39,44% responderam que elas podem distanciar as pessoas e 18,89% afirmaram que podem causar irritabilidade.

Por fim, os estudantes levaram uma série de sugestões sobre os cuidados que podem evitar ansiedade, pedindo que dessem uma pontuação pelo grau de importância entre 1 a 10 para cada uma delas. As sugestões que tiveram grau de importância extremamente alta foram: confiar mais em si mesmo (74,72%); dedicar tempo para se cuidar (73,61%) e dar mais atenção a quem você ama (68,61%).

Como formas de tratamento que possam ajudar, terapias psicológicas e atividades físicas foram as duas opções mais citadas, o que mostra que boa parte dos petrolinenses consegue identificar a seriedade da ansiedade, algo que deve ser tratado atrelando o físico e o psicológico das pessoas.

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização