Em Brasília, onde esteve buscando apoio para promover mais ações de melhoria do ensino oferecido pela Facape e demais Autarquias de Pernambuco, o presidente , Antonio Habib, discutiu junto a membros do MEC, da Secretaria de Educação Superior e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, questões como o FIES, iniciação científica e valorização das Autarquias em todo o país.
Abordando a pauta do FIES, o presidente da Facape, Antonio Habib, acompanhado do professor visitante da Faculdade, Wilson Almeida, foi recebido pelo presidente do FNDE, Pedro Pedrosa e pelo diretor geral do FIES, Flávio Carlos. Na oportunidade Habib destacou a necessidade de reinclusão do curso de Direito para oferta de vagas para o FIES, como forma de garantir que mais alunos tenham acesso ao crédito.
Já na Secretaria de Ensino Superior (SeSU), o tema debatido foram as 68 Autarquias municipais do país, que atendem mais de 200 mil alunos. O impacto que as instituições têm na formação profissional de moradores de dezenas de cidades, que muitas vezes estão localizadas distantes de grandes centros urbanos, foi enfatizado pelo presidente da Facape, como uma forma de solicitar do governo federal mais atenção e investimento para as Faculdades. O diretor da SeSU, Vicente Almeida, destacou o potencial que as instituições têm em todo o Brasil. “O Mec reconhece a importância das autarquias municipais como vetores da qualidade de ensino superior e se compromete em ajudar em tudo que for possível para que as autarquias cumpram bem o seu papel”, frisou. Esteve presente também a presidente do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, Ana Gleide de Souza Leal, que também é tesoureira da ASSIESPE.
A inserção de estudantes e professores da Facape em programas de bolsas e iniciação científica também foi uma das abordagens feitas pelo Prof. Habib junto à equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A reunião também abordou a concessão de programa de mestrado profissional, para instituições abrangidas pela Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES. O coordenador de pós-graduação da Facape, Carlos Gonçalves, também participou da reunião.
Encontro nacional das Autarquias municipais
Ainda durante passagem pela capital federal, Antonio Habib se reuniu com demais membros da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES, da qual é vice-presidente. Na ocasião foram discutidos pontos sobre a realização do I Encontro Nacional das Autarquias Municipais de Ensino Superior que ocorrerá em São Caetano do Sul-SP, entre os dias 15 e 17 de outubro.
Para o Prof. Antonio Habib, este movimento de contato com diversos setores do Ministério da Educação estreitam as relações entre as instituições e permitem que as ações que estão sendo idealizadas possam se tornar factíveis. “Foram dias intensos de reuniões e apresentação de nossa realidade. Nosso objetivo é proporcionar um ensino cada vez melhor para os nossos estudantes e isto perpassa por questões que, por vezes, foge a nossa alçada, por isso é tão importante estarmos em sintonia com órgãos de esferas superiores, para que os benefícios cheguem ainda mais rápido”, avalia o professor.