Portal do aluno

Presidente da Facape busca apoio para a Instituição em Brasília

Em Brasília, onde esteve  buscando apoio para promover mais ações de melhoria do ensino oferecido pela Facape e demais Autarquias de Pernambuco, o presidente , Antonio Habib, discutiu junto a membros do MEC, da Secretaria de Educação Superior e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, questões como o FIES, iniciação científica e valorização das Autarquias em todo o país.

Abordando a pauta do FIES, o presidente da Facape, Antonio Habib, acompanhado do professor visitante da Faculdade, Wilson Almeida, foi recebido pelo presidente do FNDE, Pedro Pedrosa e pelo diretor geral do FIES, Flávio Carlos. Na oportunidade Habib destacou a necessidade de reinclusão do curso de Direito para oferta de vagas para o FIES, como forma de garantir que mais alunos tenham acesso ao crédito.

Já na Secretaria de Ensino Superior (SeSU), o tema debatido foram as 68 Autarquias municipais do país, que atendem mais de 200 mil alunos.  O impacto que as instituições têm na formação profissional de moradores de dezenas de cidades, que muitas vezes estão localizadas distantes de grandes centros urbanos, foi enfatizado pelo presidente da Facape, como uma forma de solicitar do governo federal mais atenção e investimento para as Faculdades. O diretor da SeSU, Vicente Almeida, destacou o potencial que as instituições têm em todo o Brasil. “O Mec reconhece a importância das autarquias municipais como vetores da qualidade de ensino superior e se compromete em ajudar em tudo que for possível para que as autarquias cumpram bem o seu papel”, frisou. Esteve presente também  a presidente do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, Ana Gleide de Souza Leal, que também é tesoureira da ASSIESPE.

A inserção de estudantes e professores da Facape em programas de bolsas e iniciação científica também foi uma das abordagens feitas pelo Prof. Habib junto à equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A reunião também abordou a concessão de programa de mestrado profissional, para instituições abrangidas pela Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES. O coordenador de pós-graduação da Facape, Carlos Gonçalves, também participou da reunião.


Encontro nacional das Autarquias municipais
Ainda durante passagem pela capital federal, Antonio Habib se reuniu com demais membros da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES, da qual é vice-presidente. Na ocasião foram discutidos pontos sobre a realização do I Encontro Nacional das Autarquias Municipais de Ensino Superior que ocorrerá em São Caetano do Sul-SP, entre os dias 15 e 17 de outubro.

Para o Prof. Antonio Habib, este movimento de contato com diversos setores do Ministério da Educação estreitam as relações entre as instituições e permitem que as ações que estão sendo idealizadas possam se tornar factíveis. “Foram dias intensos de reuniões e apresentação de nossa realidade. Nosso objetivo é proporcionar um ensino cada vez melhor para os nossos estudantes e isto perpassa por questões que, por vezes, foge a nossa alçada, por isso é tão importante estarmos em sintonia com órgãos de esferas superiores, para que os benefícios cheguem ainda mais rápido”, avalia o professor.

 

 

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para mais informações de ingresso o estudante deve se dirigir ao setor de vestibular da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 18h.

Mais informações no número: (87) 3866-3260

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização