O professor Enos André, egresso do curso de Direito da Facape e autor de artigos sobre gestão pública, juntamente com seu colega, também professor e autor de artigos, Gláucio Bessa, esteve ontem (21) na Facape para a entrega de exemplares sobre gestão pública lançados entre 2018 e 2020. Os professores foram recebidos pelo Presidente da Facape, Antônio Habib.
Os livros visam criar um debate entre autores e a comunidade sobre as expectativas para a gestão pública municipal atual e a gestão que ainda está por vir. O principal objetivo dos livros é criar propostas seguindo as análises feitas dentro da área da gestão pública municipal e suas ramificações. Durante dois anos dentro do curso de especialização, os autores e co-autores tiveram contato com disciplinas que trataram do estudo sobre o tema abordado. Os trabalhos então são desenvolvidos a partir do conhecimento teórico adquirido durante o curso e das experiências vividas no dia a dia.
No primeiro exemplar de título “Gestão Pública Municipal: múltiplos debates e reflexões interdisciplinares” contém 24 artigos que abordam assuntos dentro do nicho da gestão pública municipal. O livro foi organizado pelos professores Hésler Caffé, Enos André e Luciano Gomes.
O segundo livro doado é de título “Gestão Pública Municipal: desafios e perspectivas”. A obra é organizada pelos professores Enos André, Erika Jamir e Gláucio Bessa. O livro também é composto por 24 artigos que fazem uma análise sobre as dificuldades da gestão pública municipal nas áreas da educação, cultura, saúde, impostos, governança e governabilidade, além de explorar pontos de vista sobre uma futura gestão.
“Gestão Pública Municipal de Resultados” é o título do terceiro livro doado. Neste livro são observados trabalhos que tratam dos resultados das gestões municipais. A obra tem 24 capítulos e sua organização é composta pelos professores Amanda Kelly, Enos André de Farias, Hésler Caffé e José Josinaldo, professor da Facape.
O plano é de que os E-books fiquem disponíveis gratuitamente no site da SEAD Univasf a partir do lançamento. Os livros físicos que foram produzidos com o orçamento compartilhado por todos os autores, sem investimento público, serão entregues aos mesmos e depositados nas bibliotecas de instituições privadas e públicas, como a Facape.