A Faculdade de Petrolina – FACAPE, junto a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), participou do encerramento do Seminário de Integração e Avaliação Final dos Projetos de Extensão Tecnológica – PETs. O evento aconteceu nesta terça-feira (21) de forma remota e contou com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, e do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, prof José Jucá, responsáveis por abrir o evento.
No total foram 88 projetos apresentados, sendo três deles da Facape. A professora Mestre e coordenadora do Colegiado de Ciências da Computação da Facape , Cynara Carvalho, expôs os resultados do seu projeto: “Cloud Computing Aplicado à Área De Saúde Soluções Para Os Hospitais Do Consórcio De Inovação Em Saúde De Petrolina”, desenvolvido com três hospitais: o Hospital HU – Hospital Universitário, o Hospital Dom Tomás e o Instituto de olhos, vinculado ao Locus de Inovação em Saúde .
O professor da Facape e Doutor em Inteligência Artificial, Ricardo Amorim, apresentou os resultados do seu trabalho: “Desenvolvedor de Loja Virtual: Uso de Tecnologias Abertas”. Já a professora da Facape e Doutora em Inteligência Artificial, Dinani Amorim, expôs os resultados do projeto: “Analíticas Inteligente De Negócio De Loja Virtual: Uso Das Tecnologias E Aplicações Práticas”. Ambos os projetos estão ligados ao locus de comércio, com foco em gestão e desenvolvimento de lojas virtuais e análise de dados.
Os participantes do seminário expuseram vídeos de quatro minutos, onde todos os projetos foram avaliados pela Facepe e a Secti, buscando promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de Pernambuco, além do fomento à ciência, tecnologia e inovação, e o atendimento às necessidades socioeconômicas.
Por meio das apresentações e avaliações desses projetos é possível planejar e executar ações no campo de empreendimentos de inovação; formular e desenvolver medidas para ampliação e interiorização da base de competências científicas e tecnológicas do Estado. Além de instituir, gerir centros tecnológicos e promover a educação tecnológica.
Letícia Maciel, voluntária no projeto desenvolvido pela professora Cynara, destacou a contribuição do projeto como ferramenta para solução de problemas: “Vejo o projeto como uma ferramenta de aprimoramento de busca para soluções corriqueiras do dia a dia, tanto quanto para a área de Ciências da computação, como para as demais. Pois mediante isto, é notório as soluções proporcionadas pela Cloud Computing (tema do projeto), visto que previne empresas de danos permanentes, e ocasiona aos profissionais uma busca de melhoria de sua mão de obra, devido ser uma ferramenta recente no mercado, por ocasião”.
Assessoria de Comunicação Facape