O espaço acadêmico, além de formar, também é ideal para conscientizar. Com a perspectiva de trazer para Facape debates importantes sobre a conjuntura atual do meio ambiente e a responsabilidade ambiental que cada cidadão deve assumir, o projeto Escola Verde promoveu, entre 31 de outubro a 7 de novembro o I Simpósio de Meio Ambiente. Coordenado pelas professoras da Facape, Deise Cristiane do Nascimento e Claudia Maria Lourenço, que também fazem parte do projeto Escola Verde, o evento congregou estudantes de todos os cursos de graduação.
O Simpósio teve a proposta de integrar os alunos promovendo discussões acerca dos fatores de preservação e cuidado com o meio ambiente. Os estudantes participaram ativamente das atividades, contribuindo com provocações, debates e apresentações que discutiram, entre outros temas, o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a Usina de Belo Monte.
“O simpósio discute várias perspectivas sobre a temática ambiental promovendo a interação entre os alunos dos cursos de Direito, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis e GTI. São vários olhares sobre o meio ambiente, é um evento que leva as discussões além da sala de aula”, apontou a professora Cláudia Lourenço.
Para Robson Vieira, aluno do primeiro período do curso de direito, o debate sobre as questões ambientais é muito importante para aflorar os conhecimentos de cada um e trazer à tona a questão do desmatamento e a exploração da Amazônia, em uma discussão que envolve grupos de alunos de vários tipos, classes e idades.
“Esse trabalho que a Facape vem realizando traz à tona a preocupação do ser humano, dos alunos como um todo, na questão do cuidado com o meio ambiente”.
A professora Deise Nascimento faz uma avaliação positiva sobre as atividades desenvolvidas no Simpósio e afirma que a participação dos alunos tem sido muito importante na construção do diálogo. “O simpósio promoveu a integração dos cursos, além de permitir uma discussão acerca da temática social, ambiental e econômica, respeitando os aspectos culturais. Discutimos assuntos atuais, permitindo assim que nossos alunos relacionassem a teoria aos fatos.”, comenta a professora.