O auditório da biblioteca da Facape na noite de quarta-feira (11) se tornou um espaço de compartilhamento das vivências e das lutas das mulheres, em decorrência do Dia Internacional da Mulher celebrado no 8 de março. A roda de conversa com o tema “Por que o feminismo é importante? “teve a finalidade de discutir as conquistas, os limites e os desafios da luta das mulheres no cenário atual.
Nesse sentido, discussões, poesias e músicas foram debatidas entre professoras e estudantes para uma análise da realidade da mulher brasileira do decorrer dos anos. Estiveram presentes a Profª M.a. Laila Alvarenga, Profª Drª Ana Cristina, Profª M.a. Maria Lúcia de Souza, Profª M.a. Emanuele Spínola, Profª M.a. Deise Nascimento.
Os estudantes levantaram questões, além dos desmembramentos do feminismo no Brasil, sobre transexualidade, questões de raça e divisão sexual do trabalho, o que levou-nos a uma ampla reflexão a respeito dos direitos sociais das mulheres.
Uma das estudantes que participou ativamente do diálogo foi a Mª do Carmo da Paz do 7º período do curso de Serviço Social, ela ressalta a importância destes momentos para o fortalecimento das mulheres uma vez que na atuação como profissional de serviço social o embate com situações de machismo são comuns. “O feminismo é importante para que abracemos a causa das mulheres e lutemos para combater a sociedade patriarcal pois podemos fazer e ser o que quisermos”, arremata a estudante.